Ao abrigo do diploma da transferência de competências no domínio da Gestão do Património imobiliário público sem utilização, a Câmara Municipal de Anadia deliberou, na sua última reunião de executivo, propor à tutela a aceitação da gestão dos antigos edifícios dos Serviços de Luta Antituberculosa (SLAT) de Anadia e de Sangalhos.
Em nota de imprensa, a autarquia anadiense refere ser “pretensão da autarquia instalar no edifício de Anadia, o Centro de Emergência e Socorro do INEM, atualmente localizado no Anadia Sports Center. Em Sangalhos, o espaço será vocacionado para o associativismo, formação e para instalação de caixa multibanco”.
Face ao avançado estado de degradação em que se encontram os imóveis, o Município irá fomentar a respetiva recuperação, conservação e utilização, de forma a dotá-los das mínimas condições de utilização, permitindo assim a fruição pública destes espaços e um uso mais eficiente dos recursos.
A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Teresa Cardoso, considera que “esta é uma oportunidade para realizar uma intervenção naqueles edifícios, de forma a preservar a edificação, criando as condições condignas para a sua utilização, bem como a história e a memória que os mesmos encerram na função que tiveram”, acrescentando que “a requalificação dos edifícios será suportada pela autarquia”.
A autarca lamenta ainda que este processo “se arraste há décadas e que só agora haja permissão para a intervenção e gestão”, tendo recordado que “a proposta de aquisição que foi outrora apresentada tarda na sua concretização”, assegurando que “a autarquia irá manter esta pretensão de forma a que os edifícios possam, futuramente ser incluídos no património do Município”.