A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro integra, pelo segundo ano, a Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de Setembro. Uma semana em que se assinala também, e pelo 5.º ano consecutivo na cidade, o Dia Europeu Sem Carros, no sábado 18 de Setembro.
A temática de 2010 convoca todos à “Mobilidade Mais Inteligente – Uma Vida Melhor!” e pretende sublinhar a relação entre mobilidade e a vida saudável, tendo presentes as questões ambientais.
A marcar a edição deste ano, em Oliveira do Bairro, e com o objectivo de envolver cada vez mais toda a população do concelho, está agendado um passeio cicloturístico na manhã do dia 18 de Setembro. A participação é gratuita e o percurso prevê um passeio pelo concelho. A caravana, que vai passar por todas as freguesias, tem concentração marcada para as 9h30, na Avenida Dr. Abílio Pereira Pinto, com chegada prevista para as 12h30. O convite é para que nas várias freguesias, nos pontos de encontro assinalados, novos ciclistas se juntem à pedalada até Oliveira do Bairro.
Como já vem sendo habitual, no dia 18, Dia Europeu Sem Carros, a Av. Dr. Abílio Pereira Pinto, em Oliveira do Bairro, encerra ao trânsito das 7 às 19h. Neste espaço, e ao longo de todo o dia, vão desenvolver-se uma série de actividades desportivas, acções médico sociais, demonstrações de veículos amigos do ambiente e muita animação de rua (ver programa detalhado abaixo). Ao longo de toda a Semana Europeia da Mobilidade estará patente uma montra de sugestões na biblioteca municipal alusiva ao tema da mobilidade e um ciclo de filmes versando sob a mesma temática.
Telmo. disse:
Uma boa iniciativa esta de um dia sem carros nas cidades da europa…
é péna que nos outros dias, isto está sempre uma grande confusão em todo lado, principalmente no cruzamento do Facho em Oiã.
Após mais de um mês ligado no pisca-pisca amarelo, esta segunda-feira começou de novo a funcionar correctamente, mas surpresa, hoje, quarta-feira 15 de Setembro, os semáforos já voltaram a avariar…
Não sei se o Jornal da Bairrada relatou todos os acidentes ocorridos nestes ultimos tempos, mas já passei por vários neste cruzamento.
Já era tempo de acabar com esta vergonha.