As normas provisórias de utilização dos vários espaços desportivos do Parque Urbano de Anadia, designadamente dos Campos de Padel, dos Circuitos de Minigolfe, do Campo de Voleibol de Praia e do Polidesportivo, foram aprovadas pelo executivo anadiense na última reunião, no passado dia 19 de maio.
Nesta fase inicial, os espaços desportivos vão ser de utilização gratuita, funcionando, durante todo o ano, das 9h às 21h, com exceção dos circuitos de Mini Golfe que funcionarão das 9h00 às 19h00 (1 outubro a 31 de março) e das 9h às 21h (1 abril a 30 setembro).
Um espaço que, segundo a autarquia, “tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida urbana e o equilíbrio psicossomático dos seus habitantes, capaz de gerar mais um fator de atratividade que contribua para a fixação de população no aglomerado urbano existente”.
O projeto contemplando uma vasta área arborizada e ajardinada, uma zona para a prática desportiva ao ar livre e edifício de apoio com sanitários, um parque infantil, uma praça central, um parque de merendas com cafetaria de apoio, um lago biológico, percursos para circulação pedonal e ciclovia, parque de estacionamento para automóveis e autocarros.
Considerado como uma das ações previstas no PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana – de Anadia, o Parque Urbano foi objeto de candidatura submetida ao Portugal 2020, dentro da prioridade de investimento 6.5 do Eixo 7 do Programa Operacional Regional do Centro.