Com taxas de vacinação de adultos muito acima dos 90 por cento em toda a região, começa a equacionar-se o fecho dos centros de vacinação. Este é um dos objetivos da task-force até final deste mês de setembro, à medida que o país entre na vacinação total de 85% da população.
Na região já temos os Centros de Vacinação a funcionar com horário reduzido.
Está já a ser desenhado no país o plano para o encerramento dos centros de vacinação devido à percentagem de pessoas já vacinadas.
Esta operação, a cargo da task-force, que coordena o programa de vacinação nacional contra a Covid-19, será gradual à medida que se registe a meta dos 85% da população totalmente vacinada.
Esta decisão foi tomada em virtude do ritmo de vacinação estar a ser reduzido nos referidos centros, muitos deles a funcionar já em regime de casa aberta, sem restrições quer de morada quer de faixa etária dos utentes.
Pela nossa região, os números estão avançados, na medida em que Oliveira do Bairro, por exempo, está prestes a chegar aos 95 por cento de vacinados tendo em conta a lista dos inscritos nos centros de saúde.
Logo a seguir temos Águeda com 92,43% e Anadia com 91,5 % da população com vacinação completa.
Conheça todos os números e reações e uma entrevista com o diretor do ACeS do Baixo Vouga Pedro Almeida. Pode ler aqui ou na edição impressa de 16 de setembro.