Os Trilhos de São Martinho, na freguesia de Ouca, serão inaugurados este ano, no âmbito das comemorações do Dia da Freguesia. O percurso, que começou a tomar forma após candidatura aprovada no projeto “Renovação das Aldeias”, já está todo sinalizado, faltando neste momento cerca de 25 a 30% da obra, no que respeita a limpeza e compactação do caminho.
Hugo Santos, presidente da Junta de Freguesia de Ouca, aponta a responsabilidade por este atraso ao empreiteiro, que tem deixado arrastar a obra, sendo este “um problema transversal às juntas de freguesia e até às autarquias, quando se trata de projetos com valor de obra reduzido”.
As fontes já foram todas requalificadas, faltando apenas uma, a Fonte dos Alecrins, em Rio Tinto, “que também já poderia estar pronta, e só não o está pelo motivo já apontado”.
Apesar de não estar concluído, os Trilhos têm tido muitas visitas, confirma o autarca, que em abril espera ter a obra pronta, a tempo de a inaugurar no fim de semana seguinte (4 e 5 de junho) ao Dia da Freguesia, que se assinala a 31 de maio.
Entrevista completa na edição de 24 de fevereiro de 2022 do JB