Integrada no ‘Concurso Mundial de Bruxelas’, a primeira sessão dedicada em exclusivo a espumantes realizou-se nos dias 1 e 2 de julho, em Anadia, tendo reunido quase mil amostras a concurso, oriundas de 23 países.
Os resultados já são conhecidos e a Bairrada está de parabéns, com 19 espumantes premiados, um deles eleito como ‘Espumante Revelação de Portugal’ e medalha ‘Grande Ouro’.
Trata-se do ‘Quinta dos Abibes Baga Bairrada branco 2015’, uma nova referência da categoria de espumantes Baga Bairrada, projeto lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada em 2015.
Este espumante é uma estreia e vai chegar ao mercado em setembro deste ano, com um preço de venda ao público de 40 euros.
A Bairrada arrecadou outra medalha de ‘Grande Ouro’, entregue ao ‘Quinta de S. Lourenço Blanc de Noirs Bruto branco 2011’, das Caves do Solar de São Domingos.
O ‘Ouro’ foi entregue a oito espumantes e a ‘Prata’ a nove. Portugal foi o quarto país mais premiado, sendo que dos 85 espumantes galardoados, 19 têm o selo de certificação da Comissão Vitivinícola da Bairrada.
Notícia completa na próxima edição do JB