Vinte e nove finalistas, num total de 150 bailarinos, de localidades de norte a sul do país competiram no palco do Portugal a Dançar, no Pavilhão Municipal do Luso, no domingo, dia 4 de dezembro, com o objetivo de suceder à bailarina solista da Coimbra, Beatriz Poeira, vencedora da edição anterior.
Dentro dos 1500 participantes ao longo das eliminatórias, apenas 29 chegaram à final.
O evento contou ainda com a participação especial dos artistas locais PAMA, Carolina Piedade e a escola de samba Grés Batuque.
Os primeiros classificados da edição de 2022 do Portugal a Dançar foram as Sorority Dance Crew, as segundas classificadas foram o duo Joana Maia e Joana Rodrigues e a terceira classificada foi Maria Manuel Borges.
Portugal a Dançar é a maior competição nacional de dança, um conceito criado em Portugal e totalmente inovador.
É uma das principais competições nacionais, sendo a única desta envergadura totalmente gratuita. Além disso, é aberta a todos os estilos de dança e a todas as idades, permitindo assim um acesso democrático de todos aqueles que pretendem competir.
Complementa a sua oferta em cada localidade por onde passa, com workshops gratuitos de variados estilos de dança para toda a população.