Assine já


Mealhada // Sociedade  

Mealhada é Amigo da Juventude e passa a ser Município cinco estrelas

Município vai receber o galardão esta sexta-feira, em Pinhel.

A Mealhada é um dos 13 municípios que alcançou a categoria de 5 estrelas na distinção “Município Amigo da Juventude” atribuído pela FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis. A entrega da bandeira e diploma decorre, amanhã, no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude, em Pinhel, onde a Mealhada fará uma apresentação de boas práticas.

Para a autarquia, esta distinção máxima da Mealhada como Município Amigo da Juventude, “assenta em premissas inerentes às políticas de juventude implementadas, como sejam a partilha e reflexão conjunta sobre a cocriação, cogestão, coprodução e coexecução de políticas locais de juventude”.

Foram distinguidas iniciativas como a criação da própria marca aglutinadora da juventude local, “Zona 231”, o Comunica-te Jovem!, um espaço de auscultação dos problemas, interesses e causas dos jovens, que se realizou em cafés e nas escolas; os programas de voluntariado, como o “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas na Mealhada”; o envolvimento dos jovens como embaixadores do projeto de compostagem “CompostaME, a criação do Autocarro da Juventude e o festival da Juventude 231 FEST, criado em 2022, que teve, já este ano, a segunda edição.

Foi precisamente sobre estas boas práticas que incide a apresentação de Hugo Silva, vereador da Juventude, no III Encontro Nacional de Municípios Amigos da Juventude. “Estamos a cumprir os dois principais objetivos a que nos propusemos junto dos jovens: ouvir e aproximar”, sublinha o autarca.

A FNAJ – Federação Nacional das Associações Juvenis é a estrutura representativa de mais de mil Associações Juvenis de base local e regional em Portugal e que, por sua vez, movimentam um universo de cerca de meio milhão de jovens. Em 2020, fundou a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude, uma plataforma de contacto que pretende impulsionar a implementação de políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos jovens. Esta rede, que conta com mais de 150 municípios, é pioneira na sua conceção e encontra-se assente em três eixos: estratégias de políticas de juventude, boas práticas municipais e sinergias de políticas locais de juventude.