Assine já

Duarte Novo

Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro

Oiã é dos Oianenses!

Nas últimas semanas tive a garantia de que uma ideia que me acompanha há anos está realmente correta: os lugares e as suas tradições pertencem às suas gentes.
Tive essa certeza à medida que fui acompanhando os preparativos da Festa de Flor deste ano e foi-me confirmado com os resultados no próprio dia e na última sexta-feira, com o Desfile da Flor.

Eu entendo que a Festa da Flor deve ter (e tem) dimensão concelhia, ou seja, que deve ter o apoio do Município como um evento que suplanta a dimensão da Freguesia de Oiã. Mas isso não quer dizer que quem a organiza deixem de ser os Oianenses. Ou que a Festa deixe de ser em Oiã.

A Câmara Municipal continuará a apoiar a Festa da Flor enquanto assim for. E quanto maior empenho e participação da população e das suas “forças vivas” tiver, maior será o apoio da Câmara Municipal.

Sinal disso foi a forma como apoiámos a Festa da Flor deste ano. Se para a Festa de 2019 apoiámos com 13.000,00 euros diretamente a Junta de Freguesia, este ano o apoio da Câmara Municipal foi o maior de sempre: 14.656,33 euros (6.476,33 euros diretamente à Junta de Freguesia e 8.180,00 euros para as Associações de Oiã participantes). E porquê agora as associações? Porque estas é que precisam de apoio. São elas que mobilizam os oianenses e são eles que dão e fazem as flores e são eles as cores e as flores da festa.

Corre o rumor que se quer que a Festa da Flor deixe de ser dos Oianenses. Isso não pode acontecer! São os Oianenses que lhe dão vida. São os Oianenses as suas verdadeiras flores. Se pensarem bem, há uma razão prática para que a Festa seja apenas de dois em dois anos: é para que os Oianenses tenham tempo para a poderem organizar. A mobilização não seria a mesma se a Festa fosse anual. Todos os Oianenses têm o direito de poderem participar na organização da Festa da Flor. E para isso precisam de tempo.

Há longos anos que se fala da criação de uma organização/entidade/associação para organizar a Festa da Flor que inclua também a Junta de Freguesia. Que se faça! Mas com todos os Oianenses, de toda a Freguesia de Oiã.

A Câmara Municipal está disponível para apoiar. Como sempre esteve! Porque a Festa da Flor é dos Oianenses. De todos os Oianenses.