Cerca de 1.500 pessoas estiveram envolvidas nas atividades que decorreram em Cantanhede no âmbito dos “Dias nas Dioceses”, o encontro que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023.
Durante seis dias, jovens oriundos de França, Itália, Espanha, Polónia, Letónia, Brasil e Venezuela participaram nas atividades dinamizadas pelos Comités Organizadores Territoriais do concelho de Cantanhede – COT Inspira-te, COT Di-Vino e COT Gandarês.
Para além de momentos de oração, vigílias, recitação do terço e celebrações litúrgicas, foram proporcionados aos jovens peregrinos diversos momentos de lazer, como um peddy paper, percursos pedestres, workshops culinários com base nos produtos regionais, oficinas de dança e música tradicional, uma visita a Coimbra, concertos, um momento JMJ na Expofacic, um mega piquenique no parque de merendas da praia da Tocha, pesca artesanal (arte xávega), bodyboard ou zumba.
Para o vice-presidente da Câmara Municipal com o pelouro da Juventude, Pedro Cardoso, “estes foram dias muito especiais, intensos, marcantes e significativos. (..) Os COT Di-Vino, Inspira-te e o Gandarês, os inúmeros voluntários e as famílias de acolhimento, fizeram um trabalho fantástico, proporcionaram uma experiência de acolhimento, encontro, partilha, oração, vivência da fé, conhecimento da nossa vida eclesial, mas também a nossa riqueza cultural e patrimonial”, referiu.