A Câmara da Mealhada investiu cerca de um milhão de euros, nos últimos dois anos, na aquisição de viaturas, pesadas e ligeiras, de características diversas, para dar resposta aos serviços municipais. Uma viatura afeta ao serviço Porta-a-Porta, outra para a recolha de biorresíduos, uma varredoura e viaturas elétricas são alguns exemplos de investimentos recentes.
Neste momento, estão já em fase de aquisição outras três viaturas, orçadas em cerca de 365 mil euros, em concreto uma empilhadora, uma viatura com grua e uma carrinha para o setor de Espaços Verdes.
“Deparámo-nos com uma realidade em que os serviços estavam, muitas vezes, paralisados por não terem meios para responder às variadas solicitações da população. E esta situação era transversal às diversas unidades orgânicas, das áreas de Águas e Ambiente à das Obras Municipais, do Desporto aos Espaços Verdes, o que não pode acontecer”, afirma António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada.
Nos últimos dois anos, foram adquiridas 11 viaturas, desde automóveis ligeiros a viaturas pesadas de recolha de resíduos indiferenciados, de biorresíduos, ou de recolha seletiva de resíduos, de viaturas elétricas a ligeiras de mercadorias.
“É um investimento pesado, mas que tem que ser feito se realmente queremos apostar em ter um concelho mais limpo e sustentável, em ter um conjunto de funcionários com meios para desempenhar as suas funções na resposta que nos é exigida pela população”, sublinha António Jorge Franco.