A doçura tomou conta do atrium Mira, durante sábado, dia 4 de maio, com a realização da final do concurso “Mira Doce – à descoberta do melhor doce de Mira”, promovido pela Câmara Municipal de Mira.
Após uma competição renhida e cheia de sabor, foram anunciados os vencedores deste evento, cujo objetivo era o de encontrar um doce que celebrasse a arte da doçaria local e pudesse ser um veículo promotor do nome Mira.
O júri, composto por especialistas em gastronomia e figuras proeminentes da comunidade, teve a difícil tarefa de selecionar os premiados, entre os doze doces concorrentes, inspirados nos saberes e sabores únicos da região de Mira.
O doce vencedor foi inspirado no Visconde da Corujeira, figura que marcou a sociedade mirense do seu tempo e cuja memória ainda hoje perdura, de forma gratificante, na identidade coletiva de Mira. (na foto de destaque)
Com o objetivo de condignamente perpetuar a memória do ilustre benemérito em terras de Mira, os Bombeiros Voluntários de Mira atribuíram o nome de “Visconde de Mira” homenageando o ilustre e o concelho.
A receita apresentada é uma seleção dos melhores produtos da gastronomia regional, como os grelos dos Carapelhos, a abóbora do concelho em homenagem aos agricultores, e o vinho tinto inspirado na festa da telha da Presa. É uma excelente opção de sobremesa, depois de um bom prato regional.
A sua apresentação pública será feita durante as Festas em Honra de São Tomé, entre os dias 20 a 25 de julho.
Para o presidente da Câmara Municipal de Mira, Artur Fresco, este evento foi uma celebração da tradição gastronómica de Mira e demonstrou o talento e criatividade excecional dos anónimos pasteleiros e doceiros locais.
“Quero dar os parabéns a todos os participantes e agradecer aos jurados e patrocinadores, por fazerem deste concurso um evento verdadeiramente memorável.
Cada doce apresentado foi, sem dúvida, uma representação única da identidade e cultura da nossa região, “referiu.
Segundo o vereador Bruno Alcaide, responsável pela iniciativa, “O Concurso “Mira Doce” destacou que cada doce apresentado a concurso “conta uma história única sobre a cultura e tradições de Mira. Estamos verdadeiramente orgulhosos de todos os participantes e agradecemos o seu contributo para o sucesso que foi este evento”, que reconhece, assim, a excelência da doçaria local também como veículo promotor da cultura e tradições da região.
A autarquia reconhece ainda que os participantes demonstraram talento, criatividade, inovação e dedicação na elaboração dos seus doces, contribuindo para enriquecer o património gastronómico de Mira.