Assine já


Águeda // Sociedade  

Seminário em Águeda promove a inclusão no teatro e arte contemporânea

Centro de Artes de Águeda recebe seminário que irá contar com a presença do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues.

Na próxima segunda-feira, dia 1 de julho, realiza-se, em Águeda, o Seminário “Diversidade Funcional – promover a inclusão na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) e na Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)”. Numa organização da Direção-Geral das Artes (DGARTES), em parceria com a Estrutura de Missão para a Promoção das Acessibilidades (EMPA), terá como palco o Centro de Artes de Águeda (CAA) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Águeda.

O programa começa com uma receção aos convidados, às 9h30, seguida da sessão de abertura, às 10h, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, do Diretor-Geral das Artes, Américo Rodrigues, e (a confirmar), da Secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.

Neste seminário, onde são esperadas representações de várias instituições ligadas à arte e à inclusão, discutem-se temáticas como “Boas práticas nos equipamentos culturais”, “Acessibilidade aos equipamentos”, “Mediação e práticas inclusivas” e “Programação acessível e participada”. Todo o evento será traduzido em Língua Gestual Portuguesa.

No final, haverá ainda espaço reservado para um comentário final do Diretor-Geral das Artes.
Está também previsto, no âmbito deste programa, a assinatura de um protocolo de colaboração entre a DGARTES e a EMPA.