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Águeda // Sociedade  

Comboio Histórico do Vouga associado ao AgitÁgueda está de regresso

Esta é uma oportunidade imperdível para uma viagem no tempo e na história, aliada à vibrante e colorida experiência do AgitÁgueda.

O Comboio Histórico do Vouga, associada ao AgitÁgueda – Art Festival, começa a circular no próximo sábado, dia 13 de julho.
A CP – Comboios de Portugal avança, em nota de imprensa, que esta edição de verão vai integrar “oito viagens inesquecíveis”, agendadas para todos os sábados, de 13 de julho a 31 de agosto, resultando esta iniciativa de uma parceria estabelecida entre a CP, o Município de Águeda e a Junta de Freguesia de Macinhata do Vouga.

O itinerário da viagem começa na estação de Aveiro, às 13h45, com destino a Macinhata do Vouga, onde os passageiros terão a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Museu Ferroviário. O percurso prossegue então para Águeda, onde os visitantes serão recebidos por um guia que os levará num passeio pela cidade para apreciar as obras de arte urbana que compõem o AgitÁgueda. A chegada a Aveiro está prevista para as 20h07.

Até ao dia 27 de julho, as viagens contarão com animação do AgitÁgueda, proporcionando uma experiência cultural e artística enriquecedora durante o percurso. “A partir dessa data, os passageiros terão a oportunidade de visitar e admirar as obras de arte urbana resultantes do festival, tornando cada viagem numa experiência visualmente deslumbrante”, lê-se ainda naquela nota de imprensa.

Os bilhetes para esta experiência tem um custo de 37 euros para adulto e 22 euros para crianças dos 4 aos 12 anos e já se encontram disponíveis para venda nos canais habituais da CP. 

O Comboio Histórico do Vouga é tracionado pela locomotiva diesel CP 9004, uma peça histórica construída no final da década de 50 do século passado, que marcou o fim da era dos comboios de via estreita na Linha de Guimarães. O comboio é composto por cinco carruagens que são verdadeiras joias da história dos caminhos de ferro:

Carruagem de varandim belga de 1908, oferecendo uma viagem nostálgica aos tempos áureos do transporte ferroviário.

Carruagem alemã de 1925, que exemplifica a engenharia e design ferroviários do início do século XX.

Carruagem construída pelos Caminhos de Ferro do Estado nas oficinas do Porto em 1913, representando o legado industrial português.

Carruagem portuguesa do Barreiro, de 1908, que outrora percorria a pitoresca Linha do Corgo, entre Régua e Chaves.

Carruagem mista italiana, mostrando a diversidade e riqueza do património ferroviário europeu.