Assine já


Aveiro // Cultura // Oliveira do Bairro  

Bispo de S. Tomé e Príncipe recebido festivamente em Oliveira do Bairro

D. João de Ceita Nazaré foi recebido em Oliveira do Bairro no dia 19 de julho, tendo sido proporcionado um encontro com as comunidades de migrantes Santomenses residentes na freguesia e região envolvente.

D. João de Ceita Nazaré, Bispo de S. Tomé e Príncipe, visitou a Diocese de Aveiro, de 14 a 20 de julho, juntamente com 10 casais santomenses ligados à Pastoral Familiar, com o objetivo de conhecerem a Pastoral familiar e os Movimentos da mesma na nossa Diocese.

Ficaram alojados na casa diocesana de Albergaria-a-Velha e contactaram com as Equipas de Nossa Senhora, Equipas de casais de Santa Maria, Movimento dos cursos de preparação para o matrimónio, entre outros. Visitaram ainda algumas IPSS.

Em Oliveira do Bairro, onde foram recebidos no dia 19, foi-lhes proporcionado um encontro com as comunidades de migrantes Santomenses residentes na freguesia e região envolvente. Depois de uma visita ao museu das caves Aliança, o Sr. Bispo de São Tomé e Príncipe foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Duarte Novo, e depois acolhido pela comunidade santomense, acompanhada pelo Pároco de Oliveira do Bairro, Pe. Francisco Melo.

D. João Nazaré presidiu à Eucaristia, na igreja matriz de Oliveira do Bairro, sendo concelebrantes o Pe. Francisco Melo, o Pe. Pascoal Salvador Marques, timorense a fazer estudos em Roma e a passar férias em Oliveira do Bairro, e os Diáconos Carlos Nunes e Jorge Abrantes. A Eucaristia foi animada por santomenses, e participada por cerca de uma centena de concidadãos do Bispo e alguns paroquianos.

No final da Eucaristia, foram dirigidas algumas palavras de boas vindas a D. João Nazaré, por um elemento do Conselho Económico Paroquial e entregue uma lembrança. Por seu lado, um representante da comunidade santomense agradeceu a visita.

O encontro terminou com um convívio entre todos os presentes na Eucaristia.

Primeiro bispo nativo do país

D. João de Ceita Nazaré é o Bispo de São Tomé e Príncipe, o primeiro bispo nativo do país, nomeado a 9 de janeiro de 2024 pelo Papa Francisco e ordenado Bispo a 17 de março do corrente ano.

Nasceu em 22 de agosto de 1973, na cidade da Trindade, em São Tomé. Estudou Teologia em Lisboa, onde frequentou o seminário dos Olivais e a universidade católica e obteve também a licenciatura em ensino e literatura portuguesa no Instituto Politécnico de Bragança.

Entre outras missões, foi Pároco de Angolares e Ribeira Afonso, duas paróquias da ilha de São Tomé e vigário geral da Diocese e Pároco da Catedral.