Assine já


Anadia // Saúde // Sociedade  

Autarca de Anadia reúne com ministra da Saúde e transmite várias preocupações

Teresa Cardoso, defendeu a criação de um Serviço de Atendimento Permanente que permita dar uma resposta imediata às necessidades da população e “desafogar” o serviço de urgências, nomeadamente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).

A presidente da Câmara de Anadia, Teresa Cardoso, e o vice-presidente, Jorge Sampaio, foram recebidos na quarta-feira, 17 de julho, pela Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, dando a conhecer as preocupações do Município, designadamente no processo de transferência de competências, na integração na Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro, no funcionamento do Hospital José Luciano de Castro e na necessidade da criação de um Serviço de Atendimento Permanente.

Teresa Cardoso transmitiu à responsável da Saúde a sua apreensão relativamente ao processo da transferência de competências para o Município, abordando a criação das futuras Unidades de Saúde Familiar (USF) e a fixação de médicos no concelho. Manifestou o seu desagrado relativamente à constituição da ULS de Aveiro e ao respetivo plano de negócios, recordando à Ministra que, na altura, Anadia teve uma posição desfavorável, uma vez que o Hospital José Luciano de Castro de Anadia não integrava, nem mereceu qualquer referência no referido plano da ULS.

A autarca anadiense sublinhou que esta Unidade Hospital, agora sob a alçada da Santa Casa da Misericórdia de Anadia, tem capacidade instalada que permite aumentar, de forma significativa, os acordos existentes com o Serviço Nacional de Saúde (SNS), no que respeita ao número de cirurgias a realizar, consultas de especialidade e outros meios complementares de diagnóstico.

Ainda relativamente ao Hospital, a presidente da Câmara Municipal defendeu a criação de, pelo menos, um Serviço de Atendimento Permanente que, por um lado, permitiria dar uma resposta mais próxima e imediata às necessidades da população e, por outro, iria “desafogar” o serviço de urgências, nomeadamente do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Hospital de proximidade e de referência dos anadienses.

Teresa Cardoso mostrou ainda o seu desagrado quanto ao encaminhamento que está a ser dado aos doentes anadienses que, na maioria das situações, estão a ser transferidos para os hospitais da ULS de Aveiro, nomeadamente Águeda e Aveiro, contrariando aquela que seria a vontade dos cidadãos e também o que foi acordado pela anterior Direção Executiva do SNS, no que se refere ao Hospital de referenciação mais próximo e com o qual os anadienses sempre se identificaram, o Hospital da Universidade de Coimbra.

A Ministra da Saúde comprometeu-se em analisar as preocupações expostas pelo executivo anadiense, deixando ainda o compromisso de visitar o concelho de Anadia, nomeadamente as instalações do Hospital José Luciano de Castro.