Águeda volta a ser palco de um grande evento desportivo e acolhe, 37 anos depois, o arranque da Volta a Portugal. O prólogo da 85.ª edição da prova rainha do ciclismo nacional está marcado para as 14h30 desta quarta-feira, dia 24 de julho, e prolongar-se-á até às 17h30, com início na Avenida 25 de Abril.
“É uma honra receber, mais uma vez em Águeda, a maior prova de ciclismo de estrada do nosso país. É de Águeda que se dará o pontapé de saída da Volta a Portugal e isso coloca-nos, novamente e à imagem do que tem acontecido nos últimos anos, na rota dos grandes eventos desportivos nacionais e internacionais”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara Municipal de Águeda.
O edil salientou que, não obstante todo o investimento que é realizado no apoio ao associativismo desportivo e na realização/co-organização de provas das várias modalidades, Águeda tem um carinho muito especial pelo ciclismo. “Temos sido, nos últimos anos, o Município do país que mais provas de ciclismo acolhe, desde regionais a nacionais”, declarou.
O prólogo da Volta a Portugal, que irá decorrer num circuito urbano e com uma componente técnica que se afigura muito forte, promete revelar os principais contrarrelogistas da competição e até os candidatos à vitória.
Os “corredores” serão conhecidos já amanhã, durante o programa da RTP “Especial Volta 2024”, que irá acontecer em direto de Águeda, a partir das 15h. A prova, que também terá transmissão em direto na RTP, contará, à partida, com 119 corredores a competir, em representação de 17 equipas, entre as quais nove portuguesas, cinco espanholas, uma mexicana, uma austríaca e uma norte-americana.
Edson Santos, vice-presidente da Câmara de Águeda e vereador do Desporto, salienta a importância e “o momento histórico” de receber uma competição como esta em Águeda, que é demonstrativo do “posicionamento estratégico de Águeda no panorama desportivo do nosso país”, aproveitando para desejar aos ciclistas que “vivam em Águeda os melhores dias das suas vidas e levem consigo memórias inesquecíveis”.
Programa paralelo
Tendo em conta a realização, tanto do programa da RTP (amanhã) como o prólogo (quarta-feira) estão previstos alguns condicionamentos de trânsito.
Paralelamente à Volta a Portugal e no percurso do prólogo, que, como referido, vai decorrer num circuito urbano (com início e fim na Avenida 25 de Abril), o Município de Águeda preparou um conjunto de atividades que prometem “animar e incentivar” os ciclistas durante a prova.
A partir das 15h, são muitas as iniciativas que vão “acompanhar” os corredores. Estão agendadas duas animações musicais, uma com um grupo de concertinas, que “atuarão” junto ao Tribunal, à Cruz Vermelha e nas imediações das Piscinas Municipais, e um outro com uma banda, que tocará na Avenida Joaquim Valente de Almeida (junto à Escola Secundária Adolfo Portela)”.
Estão ainda programadas um conjunto de ações pedagógicas de ciclismo, no âmbito do projeto municipal Águeda Bike 4 Kids, com a disponibilização de bicicletas e capacetes para que as crianças possam aprender técnicas de ciclismo, que irão decorrer a partir das 14h30, no largo do Centro de Artes de Águeda.
Também irá decorrer uma “maratona de spinning”, a partir das 14h30, na Avenida Eugénio Ribeiro, junto à Escola Secundária Marques de Castilho.
A magia e todas as emoções da Volta a Portugal acontecem em Águeda durante dois dias e prometem marcar o calendário desportivo da região e do país.