Assine já


Cultura // Mealhada  

Misericórdia da Mealhada promove Festa de Sant’Ana e Consagração dos Avós

O ponto alto das celebrações será no domingo, dia 28 de julho, com uma celebração solene ao ar livre no antigo Mercado da Mealhada, que incluirá a consagração e bênção dos avós e netos.

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada (SCMM) prepara-se para celebrar, com um simbolismo especial, a Festa em Honra de Santa Ana, padroeira da Mealhada. Este ano, as comemorações terão início no dia 26 de julho, com evocação do Dia de Santa Ana, prometendo alegria e animação para toda a comunidade.

O grupo de gaiteiros “Os Carriços” dará início às festividades com uma arruada pelas ruas da cidade, garantindo um ambiente festivo desde o primeiro momento. No mesmo dia, às 19h, será celebrada uma Eucaristia na Capela de Sant´Ana em memória dos avós falecidos, irmãos, colaboradores e beneméritos da SCMM, e ainda dos bombeiros falecidos.

O ponto alto das celebrações será no domingo, dia 28 de julho, com uma celebração solene ao ar livre no antigo Mercado da Mealhada, que incluirá a consagração e bênção dos avós e netos. Este momento pretende reconhecer e valorizar a importância fundamental dos avós para os netos, para as famílias e para a sociedade em geral.

A Santa Casa da Misericórdia da Mealhada e a Unidade Pastoral da Mealhada acreditam firmemente que a missão afetiva e efetiva dos avós é insubstituível e deve ser sempre lembrada e honrada. O capelão da SCMM e pároco da Unidade Pastoral da Mealhada, Rodolfo Leite, destaca que “os avós continuam a ser os artesãos da ternura.

Apesar da fragilidade que os anos e a doença trazem, eles forjam, a partir da arte do amor e com o coração dos netos. Eles são um verdadeiro dom!”. Durante a celebração, será colocado no altar o «Livro da Gratidão e da Saudade», onde serão inscritos os nomes dos avós já falecidos, permitindo que todos possam recordá-los durante a eucaristia.

A procissão deste ano contará com a participação das três bandas filarmónicas da Mealhada e das várias irmandades, comissões das igrejas e IPSS do concelho. O evento culminará com um momento de convívio, onde música, bebidas e petiscos serão servidos, proporcionando um ensaio para a grandiosa festa do próximo ano, que marcará o centenário da majestosa imagem de Santa Ana.

Todos estão convidados a participar nestas comemorações, celebrando juntos a importância dos avós e a tradição que une a comunidade da Mealhada.