Uma delegação do Município de Ílhavo visitou na segunda-feira, 22 de julho, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, para uma reunião técnica, no sentido de conhecer o trabalho que a autarquia bairradina tem realizado na área do envelhecimento. Lília Ana Águas, vereadora responsável pelo pelouro da Idade Maior do Município de Oliveira do Bairro, recebeu a sua congénere de Ílhavo, Mariana Ramos, que levou consigo técnicos municipais e de IPSS do seu concelho.
“Foi uma visita muito agradável e útil para ambas as equipas”, referiu Lília Ana Águas, explicando que se tratou de “uma troca de experiências e de boas práticas entre dois Municípios que são referência regional e nacional nas políticas e estratégias relativas ao envelhecimento ativo e ao apoio à população sénior, bem como a todos os seus cuidadores, sejam formais ou informais”.
Sobre o trabalho realizado em Oliveira do Bairro, a autarca referiu que “temos evoluído na nossa abordagem e na procura de mais e melhores soluções para os problemas e desafios que a população mais idosa enfrenta, até porque temos constatado, com agrado, que atualmente os idosos desempenham novos papeis na sociedade, tornando-se mais ativos e participativos”.
Distinções
O trabalho realizado pela Câmara Municipal de Oliveira do Bairro na área da Idade Maior já foi várias vezes distinguido a nível regional e nacional, tendo recebido, no final de 2023, o galardão “Território da Longevidade”, atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro – CCDR Centro e Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Estas entidades consideraram Oliveira do Bairro como uma das autarquias que “oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo dos seus cidadãos”.
Outras distinções que premiaram o município bairradino foram o Selo de Mérito “Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais”, do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, em dois anos consecutivos, 2022 e 2023, o reconhecimento como uma “Autarquia Amiga das Pessoas com Demência”, em 2022, pelo projeto AGILidades, que trabalha na área geriátrica, somando-se uma Bandeira de Mérito Social da Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), no mesmo ano.
Em 2021, foi reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP), com o Selo ‘Comunidades Pró-Envelhecimento 2020/2021’, por apresentar “políticas, programas, planos estratégicos e práticas [que] demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida”.