Assine já


Anadia // Sangalhos // Sociedade  

Anadia assinala Mérito Desportivo e aniversário do Centro de Alto Rendimento

Sangalhos será palco, no próximo dia 21 de setembro, da cerimónia de reconhecimento e entrega das distinções do Mérito Desportivo, juntamente com a comemoração do 15.º aniversário do Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional.

O Município de Anadia vai promover, no próximo dia 21 de setembro, a cerimónia de reconhecimento e entrega das distinções do Mérito Desportivo, juntamente com a comemoração dos 15 anos do Centro de Alto Rendimento (CAR) – Velódromo Nacional de Anadia, numa sessão que vai decorrer no CAR, em Sangalhos.

A homenagem a associações, atletas e personalidades ligadas ao desporto tem como intuito reconhecer os feitos alcançados na época desportiva transata, entre 1 de setembro de 2023 e 31 de agosto de 2024, destacando também o trabalho realizado em prol do desporto. A distinção do Mérito Desportivo será feita a três níveis: Coletivo, Individual e Sentir Anadia – Contributo para o Movimento Desportivo Concelhio, dentro de critérios tecnicamente estabelecidos para o efeito.

No âmbito do 15.º aniversário do CAR, o Município irá distinguir os atletas e entidades que, de forma direta ou indireta, contribuíram, ao longo destes anos, para o engrandecimento e projeção do CAR, a nível nacional e internacional, levando assim bem longe o nome de Anadia, da região e do país.
Recorde-se que o CAR – Velódromo Nacional de Anadia foi inaugurado a 11 de setembro de 2009, completando assim 15 anos de grande atividade ao serviço do desporto de alta competição.

Ao longo deste período, o Velódromo Nacional assistiu ao surgimento de novos campeões e ao trabalho de base para o desenvolvimento de talentos. Pelo Centro de Alto Rendimento têm também passado grandes nomes do ciclismo internacional, bem como atletas medalhados de outras modalidades, nomeadamente da ginástica e judo, durante as competições internacionais ali realizadas, assim como em estágios de preparação para os maiores eventos internacionais.

Desde a sua inauguração, o ciclismo português conquistou um vasto conjunto de medalhas em grandes competições internacionais, nomeadamente Jogos Olímpicos, Campeonatos do Mundo e da Europa em Juniores, Sub23 e Masters, e outras competições europeias, nas vertentes de pista, estrada, BTT e paraciclismo.

Desde 2009, foi visitado por atletas oriundos de 80 países, sendo o ano de referência 2023, com 67 nacionalidades diferentes. Anadia foi a primeira cidade a receber três campeonatos europeus de ciclismo, de diferentes disciplinas, em 2022, servindo de ensaio para a organização dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Glasgow em 2023, a 1.ª edição multidisciplinar dos Mundiais da UCI.