O futebol sénior está de regresso ao Atlético Clube Famalicão. Depois de ter competido oficialmente pela última vez na época 2020/2021, o clube do concelho de Anadia está de volta para competir na 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Aveiro.
É um regresso que se saúda, num processo em que os ex-jogadores tiveram um papel decisivo, como nos confessou Jorge Verdade, presidente do clube bairradino.
Depois da desistência do futebol sénior há três anos, o clube apostou nos escalões de formação. Na última temporada e segundo Jorge Verdade, com parcos recursos humanos, a direção decidiu fazer uma pausa na formação. E eis que para a nova época 2024/2025, o clube regressa em força ao resolver ativar o futebol sénior, onde a direção foi incentivada e motivada por um grupo de atletas que fizeram grande parte da sua formação no Famalicão.
“Há jogadores, direi 70 por cento, que estão comigo na formação há dez anos. E foi a partir dos jogadores que surgiu a ideia do Famalicão voltar a contar com uma equipa sénior”, anotou Jorge Verdade que, para além de presidente, vai ser também o treinador.
Sobre as perspetivas e o que pode a equipa fazer no Distrital da 2.ª Divisão e num plantel totalmente formado por jovens, Jorge Verdade disse que o objetivo “é tentar fazer a melhor classificação possível, pois é um grupo com muita qualidade já demonstrada nos escalões de formação em anos transatos.
Estão aqui representadas quatro gerações”, reforçando que “o plantel é extremamente jovem com uma média de idades de 22 anos e que vai encarar esta nova época com muita seriedade e ambição”.
Plantel
Guarda Redes: Pedro e Francisco.
Defesas: Heleno, Miguel Ângelo, Tomás Figueiredo, Henzo, Miguel Dinis, Renan, Diogo, Jaime, Sucena e Zé Leiria.
Médios: Marques, Lucas, Mike, Martim, Gonçalo, Belchior, Verdade, Afonso, Moutinho, Sadio, Adriano e André Ribeiro.
Avançados: Francisco Martins, CJ, Félix, Lopes, João Silva, Guilherme e Salviano.
Treinador: Jorge Verdade.
Treinador adjunto: Ruben Santos.