Os Bombeiros Voluntários de Pampilhosa inauguraram uma nova camarata e balneário para o contingente feminino, numa altura em que o quadro ativo é maioritariamente composto por mulheres. A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa (AHBVP) investiu cerca de 85 mil euros, tendo contado com o apoio da Câmara da Mealhada de cerca de 64 mil euros para este objetivo.
Por outro lado, os bombeiros canalizaram uma fatia do subsídio anual da autarquia, no valor de 20 mil euros, para ajudar a custear a nova viatura de socorro e emergência, equipada com suporte básico de vida. A viatura custou cerca de 60 mil euros, contando ainda com o apoio de 29 mil euros provenientes das comissões de festas de S. João e de Santa Marinha (2023 e 2024), sendo o remanescente custeado pelos cofres da Associação Humanitária.
O passado sábado, dia 21, foi de festa contida depois da semana de destruição pelos fogos e pelo luto que trouxe ao país. Os voluntários de Pampilhosa quiseram marcar do Dia Internacional da Paz com a homenagem aos que perderam a vida nos incêndios, mas também àqueles que vão ajudando a corporação.
Numa cerimónia com a participação do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, foram homenageados os bombeiros que perderam a vida nos incêndios da semana passada, lembrados, um por um, com os gritos de “presente” a ecoarem na parada.
Seguiu-se a bênção da nova viatura e a visita às novas camaratas que vão ajudar a albergar a ala feminina da corporação, numa altura em que dos 58 elementos do corpo ativo, 30 são mulheres. “Era uma grande necessidade que tínhamos. O número de elementos femininos está a crescer e precisávamos de alargar este espaço, que já começa a ficar pequeno de novo”, reconheceu o comandante da corporação, João Marques.
Rogério Silva, presidente da AHBVP, assegurou que “foi um dia muito especial de reconhecimento a quem nos tem ajudado nesta missão”, destacando “a nossa autarquia e as comissões de festas que nos permitiram fazer estes investimentos tão importantes em prol da corporação”.
António Jorge Franco, presidente da Câmara da Mealhada, agradeceu o convite da direção para estar presente nesta “cerimónia emotiva, mas muito feliz, que mostra que os nossos bombeiros renascem das cinzas, não desistem e perante as adversidades criam ainda força para fazerem este tipo de investimentos”. E continuou: “Devemos estar sempre ao lado deste altruísmo, abnegação e coragem e contribuir para que tenham as melhores condições para prestarem a sua missão. A Câmara Municipal tem procurado estar com as suas corporações e fazer o que tem a seu alcance para assegurar essas condições”.
Para estes dois investimentos na Pampilhosa, a autarquia apoiou com cerca de 84 mil euros. Recentemente, também a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Mealhada recebeu o montante de mais de 16 mil euros, destinado a comparticipar a aquisição de um camião-cisterna para combate a incêndios.
Estes apoios estão integrados no protocolo de financiamento rubricado em novembro de 2022, para o triénio 2023/25, entre a Câmara da Mealhada e as duas corporações do concelho, que estabeleceu a atribuição de 184.500 euros, a cada uma, para todo o triénio.