Já se iniciaram os trabalhos de ampliação da Rede de Águas Residuais da Zona Industrial do Silveiro, no concelho de Oliveira do Bairro.
Esta segunda-feira, dia 21 de outubro, deu-se início à intervenção, numa cerimónia simbólica, que contou com Duarte Novo, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, Filipa Alves, administradora executiva da Águas da Região de Aveiro (AdRA), entidade responsável pela empreitada, e Bruno Seabra, presidente da Junta de Freguesia de Oiã, entre outras individualidades.
A intervenção, que apresenta um investimento de 270.676,19 euros, decorre no troço da EN 235, entre a Rua da Marinha e a Rua Dr. Ângelo Graça, que também vão ser abrangidas, e ainda na Travessa da Quinta dos Duartes e na Rua do Furadouro, na freguesia de Oiã.
Os trabalhos passam pela construção de mais de 2 quilómetros de rede e 40 ramais domésticos, com uma duração prevista de execução de 120 dias.
Depois do saneamento, segue-se a pavimentação
Duarte Novo mostrou-se “bastante satisfeito”, com mais este “investimento que vai ser concretizado no nosso concelho e que, neste caso, vai beneficiar não só as empresas aqui instaladas, mas também as moradias mais próximas e que ainda não tinham acesso à rede de saneamento”.
Ainda segundo o autarca, esta empreitada da AdRA é de grande importância para o Município, porque, “ficando resolvida a questão do saneamento, a Câmara Municipal já poderá avançar com as intervenções de pavimentação destas vias, uma necessidade de há muitos anos, que ficaremos agora em condições de poder resolver, em benefício de todos os que aqui vivem e trabalham”.
“Temos mantido uma boa relação com a AdRA e se, por um lado, entendemos as questões económicas subjacentes a algumas intervenções, por outro, temos defendido que o serviço tem que chegar a todos os oliveirenses, sem exceção, e é essa mensagem que temos transmitido insistentemente e que tem sido bem acolhida, embora ainda existam alguns problemas por resolver”, adiantou ainda o responsável da autarquia.
Rede de saneamento no concelho praticamente nos 100%
De acordo com Filipa Alves, da AdRA, a empresa fez, nos últimos quatro anos, “um investimento na ordem dos dois milhões de euros” no concelho de Oliveira do Bairro, “em obras de expansão e de renovação” da rede de saneamento. A administradora Executiva da empresa deixou ainda um pedido aos moradores, para que, depois de terminada a obra, “se liguem [à rede] e usem o serviço, para podermos cumprir a nossa missão em toda a sua plenitude”.
Fonte da AdRA adiantou ainda que “a taxa de cobertura da rede de saneamento no concelho de Oliveira do Bairro está praticamente nos 100%”, estando já numa fase de “detalhe”, com investimentos em “alguns focos de novas zonas habitacionais e industriais, a acrescentar às pequenas bolhas de território que não tinham ainda acesso aos serviços”.
De referir que a AdRA tem uma outra empreitada a decorrer no concelho de Oliveira do Bairro, nomeadamente o alargamento da rede de saneamento à zona da Rua do Cascão e da Rua da Fonte Doce, na vila de Oiã.
Esta intervenção, no valor de 328 mil euros, contempla a execução de duas redes de drenagem de águas residuais, numa extensão total de cerca de 4Km, uma estação elevatória de águas residuais e uma conduta elevatória de águas residuais com 270,51m.