Neide Duarte, natural de Fermentelos e que vai para a quinta época no Madeira SAD, é uma das 17 atletas escolhidas pelo selecionador nacional José António Silva para o Women’s EHF EURO 2024, que começa esta quinta-feira na Suíça, com Portugal a estrear-se contra a Espanha.
Numa iniciativa inédita, a Federação de Andebol de Portugal, uma semana antes do pontapé de saída do Europeu, onde a Seleção Nacional A Feminina não estava há mais de uma década e meia, foi às origens das 17 internacionais, visando valorizar e reconhecer todos os clubes responsáveis pela primeira etapa de formação de cada atleta.
Por uns minutos, as internacionais lusas trocaram as cores da Seleção Nacional e envergaram com um orgulho uma camisola que em tempos foi sua. No caso de Neide Duarte, atualmente com 24 anos e que conta com 20 internacionalizações, foi o Clube Desportivo da Pateira (já extinto), onde deu os primeiros passos na modalidade.
Antes de se radicar na Ilha da Madeira, a atleta bairradina representou o São Bernardo, Casa do Povo de Valongo do Vouga, Alavarium, Maiastars e Colégio de Gaia.