Assine já


Bairrada // Sociedade // Vinhos  

Médico cirurgião Eduardo Barroso entronizado Confrade de Honra pelos Enófilos da Bairrada

Município de Oliveira do Bairro, cujo território integra na totalidade a região da Bairrada, foi distinguido com a entronização de mérito.

No ano em que completa 45 anos, a Confraria dos Enófilos da Bairrada regressou, no passado sábado, dia 30 de novembro, ao Palace Hotel do Bussaco para dar cumprimento à tradição com a realização daquele que foi o seu XLVI Capítulo.

Com mais de uma centena de pessoas presentes, a cerimónia que entronizou Confrades Efetivos, de Mérito e Honra, coroou-se de diversos momentos altos, entre eles a receção ao ex-treinador do Futebol Clube do Porto, Sérgio Conceição, ele que é residente na Bairrada, sendo grande apreciador dos seus vinhos e espumantes, constituindo-se como seu grande e consistente divulgador em Portugal e fora de portas.

O discurso de boas-vindas coube à presidente em exercício da Confraria, Célia Alves, que enaltecendo o papel da instituição ao longo dos últimos 45 anos, tendo tido uma presença marcante no processo que conduziu à criação da Região Demarcada da Bairrada, não deixou de deixar um alerta para os vários desafios que se colocam hoje ao sector do vinho. Célia Alves alertou para os ataques que estão a ser feitos ao setor do vinho, os quais colidem até com a nossa cultura mediterrânica.

Olhando para dentro, referiu que “se é certo que a maioria destas questões nos são externas, também não podemos ignorar as culpas próprias de um setor que se canibaliza entrando numa guerra de preços que apenas é possível com a nefasta importação de vinhos e sua entrada na região por valores que apertam o nó górdio dos já depauperados agricultores.”

Vincando a necessidade de se apostar fortemente no enoturismo, referiu que o mesmo hoje se mostra essencial para a fixação e não abandono das vinhas por parte dos agricultores”. A terminar, referenciou o papel da Confraria no apoio aos jovens que, agora, escolhem a agricultura como atividade principal, nomeadamente, na sua formação e alerta para os programas de financiamento da atividade que estão a ser desenhados pelo Ministério da Agricultura.

Célia Alves, presidente da Confraria dos Enófilos da Bairrada, com o grupo dos novos confrades

Notícia completa na próxima edição do Jornal da Bairrada