O Regulamento Municipal para Atribuição de Habitações em Regime de Arrendamento Apoiado ou de Arrendamento Acessível de Anadia já começou a tomar forma.
Foi aprovado na última reunião do executivo, o procedimento que visa a criação deste regulamento que pretende criar as normas e condições de atribuição destas habitações.
Segundo explicações dadas na altura por um dos técnicos da autarquia à vereação, o regime de arrendamento apoiado é preferencialmente dirigido a famílias de baixos recursos e que vivam em condições habitacionais indignas. Já o regime de renda acessível visa dar resposta às novas necessidades habitacionais das famílias, cujo rendimento não lhes permite aceder, no mercado, a uma habitação adequada às suas necessidades, mas é superior ao rendimento que usualmente confere o acesso à habitação em regime de arrendamento apoiado.
O projeto de regulamento vai agora para consulta pública por um período de 30 dias úteis para recolha de eventuais sugestões e contributos dos interessados e só depois voltará para ser votado em reunião de executivo e posteriormente pela Assembleia Municipal.
Acrescente-se que o Regulamento surge na sequência da Estratégia Local de Habitação do Município de Anadia, estando o município a avançar com a construção de 37 habitações, das quais 16 em Ancas e 21 em Sangalhos, num investimento total de cerca de cinco milhões de euros.