O primeiro Centro de Atendimento Clínico da Unidade Local de Saúde (ULS) da região de Aveiro já abriu no Hospital José Luciano de Castro (HJLC), em Anadia.
Tal como o Jornal da Bairrada informara, em primeira mão, no passado mês de dezembro, este Centro de Atendimento Clínico (CAC), a funcionar desde o passado dia 8 de janeiro, destina-se a doentes não urgentes referenciados pela linha SNS 24 ou pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Aveiro. O objetivo é encurtar tempos de espera para os doentes pouco graves e libertar as urgências dos Hospitais de Aveiro e Águeda.
À semelhança de outros CAC que tem vindo a abrir no país, por forma a retirar pressão dos serviços de Urgência dos hospitais centrais, o Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Anadia já está a receber doentes da região que tenham sido triados pela linha SNS 24 ou com pulseiras verdes ou azuis, pelo Hospital Infante D. Pedro – Aveiro.
Recorde-se que na última reunião pública do executivo da Câmara Municipal de Anadia, realizada a 19 de dezembro, a presidente do Município, Teresa Cardoso, mostrava-se bastante satisfeita com a decisão do Ministério da Saúde de possibilitar a abertura de um CAC em Anadia, considerando mesmo a medida “salutar”, reconhecendo ainda que o Hospital tem capacidades para reforçar e complementar esta prestação de serviço do SNS, “há muito reivindicado pelo Município”.
“É um reconhecimento e confirmação de que este Hospital pode fazer esta ponte com o SNS”, frisou na altura, dizendo também que “o HJLC tem todas as condições para que os acordos e protocolos que tem com o SNS, sejam alargados em número de especialidades e de atos”.
Recorde-se que a Ministra da Saúde se deslocou a Anadia, no passado dia 13 de setembro, a convite da autarca, onde teve a oportunidade de visitar as instalações e as várias valências do Hospital.
Naquela reunião de câmara, também o vice-presidente, Jorge Sampaio, deixou uma nota de reconhecimento à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, referindo-se à abertura do CAC, como “de enorme importância para os munícipes”, representando igualmente o “início de uma nova fase para o HJLC, mas também uma nova etapa para os cuidados de Saúde dos cidadãos no concelho.”
E esta consulta podem aceder os doentes referenciados pelo SNS 24 ou pela ULS de Aveiro (Hospital de Aveiro), responsáveis pela triagem dos doentes.
A abertura deste CAC visa retirar doentes das já sobrecarregadas Urgências, assim como trará maiores benefícios para as populações, seja na proximidade nos cuidados de saúde, seja no menor tempo de espera no atendimento.
Os doentes têm ainda acesso a todos os meios complementares de diagnóstico: RX, análises clínicas e ECG.
O CAC de Anadia vai funcionar todos os dias, incluindo fins de semana e feriados, das 8h às 20h.