Assine já


Cantanhede // Sociedade  

Apoio às freguesias do município de Cantanhede rondou os dois milhões

Verba foi destinada a beneficiações e apetrechamento de escolas, pavilhões, largos e passeios, espaços verdes, mas também para dinamização de atividades de índole cultural ou desportivo.

A Assembleia Municipal deliberou aprovar a atribuição de mais de 400 mil euros às freguesias, montante que se destina a intervenções diversas, em complemento ao que consta nos contratos interadministrativos celebrados em 2024 com a Câmara Municipal.

Foi na última reunião ordinária do órgão deliberativo da autarquia que foi conhecido o total das transferências financeiras para as Juntas no último ano, designadamente 1.825.900,00 euros para beneficiações e apetrechamento de escolas, pavilhões, largos e passeios, espaços verdes, mas também para dinamização de atividades de índole cultural ou desportivo.

Por outro lado, considerando o valor das isenções de taxas concedidas pela Câmara Municipal e o custo dos materiais cedidos para a recuperação de caminhos vicinais, as freguesias foram beneficiárias de um apoio estimado em cerca de dois milhões de euros.

“A delegação de competências locais com as 14 freguesias e uniões de freguesias do concelho são fundamentais para acautelar respostas de maior proximidade às comunidades locais, e é nessa perspetiva que o Município lhes faculta os recursos financeiros indispensáveis para isso, a par da cedência de materiais e algum apoio logístico em certos domínios”, afirma a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.

A par destes apoios, a Câmara Municipal tem em curso um vasto programa de investimentos um pouco por todo o concelho, como a reabilitação de vias de acesso, requalificação de unidades de saúde e estabelecimentos de ensino, mas também de um conjunto de imóveis e espaços públicos, para usufruto d