A reabilitação do parque de estacionamento subterrâneo de Oiã está cada vez mais próxima. A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou a adjudicação da empreitada, decisão tomada esta quinta-feira, 23 de janeiro, em reunião de Câmara, e representa um investimento camarário superior a 1 milhão de euros.
Recorde-se que a construção deste equipamento, localizado na Praça do Cruzeiro, no centro da vila de Oiã, arrancou há mais de 20 anos, no início da década de 2000, nunca tendo sido totalmente concluída. Um erro técnico na implantação do parque inviabilizou a construção em dois lotes de terreno contíguos, o que criou também um conflito que só agora foi resolvido.
Mais de duas décadas depois, o executivo municipal liderado por Duarte Novo vai concretizar a reabilitação do parque, com o objetivo de o colocar em funcionamento e, assim, resolver o problema de falta de lugares de estacionamento, que afeta o centro da vila e que tem aumentado com o passar dos anos.
“Foi um longo processo que este executivo herdou e que quisemos e conseguimos resolver, chegando a acordo com todas as partes envolvidas, para que fosse regularizada a implantação do equipamento e, assim, dar início às obras, que vão corrigir patologias e colocar em funcionamento este equipamento tão necessário e ansiado pela população oianense”, explicou o autarca.
Com um prazo de execução de 12 meses, a reabilitação do parque subterrâneo é considerada por Duarte Novo como “crucial para ampliar e organizar o espaço de estacionamento na vila, de forma a melhorar a acessibilidade ao centro e facilitar o acesso aos serviços, comércio e áreas residenciais, revitalizando esta zona”.
“A nossa expectativa é que os trabalhos comecem em meados de março ou abril, após o visto do Tribunal de Contas”, acrescentou o líder da autarquia bairradina.
103 lugares de estacionamento
A solução arquitetónica que vai ser executada define uma reformulação e reorganização da circulação, numa zona ampla para estacionamento ao nível do piso -1, com 103 lugares de estacionamento, 2 para mobilidade condicionada e 6 lugares para motociclos.
Através de melhorias na sinalização, acessos e condições de uso, o parque vai tornar-se uma infraestrutura inclusiva, facilitando o acesso a todas as pessoas, incluindo quem tem mobilidade reduzida ou necessidades especiais.
Serão colocados painéis fotovoltaicos de apoio ao consumo de energia e implementadas medidas de eficiência energética e de sustentabilidade ambiental, o que permitirá a racionalidade e sustentabilidade económica do projeto, adequando o esforço do financiamento municipal à gestão futura e usufruto do equipamento.
Ao nível da superfície, será criada uma zona de lazer ajardinada que, pela sua natureza e localização, irá integrar o Corredor Verde Urbano da Vila de Oiã.
Este corredor vai ligar a Praça do Cruzeiro, onde se insere o parque de estacionamento subterrâneo, ao edifício da Junta de Freguesia, Auditório e Polo de Leitura, bem como à futura Unidade de Saúde Familiar, atualmente em construção, passando pelo recentemente inaugurado Parque Verde de Oiã, com o seu parque infantil, auditório natural e skatepark.