Assine já


Oliveira do Bairro // Sociedade  

Câmara de Oliveira do Bairro apoia Juntas de Freguesia em 100 mil euros

Por ano, de acordo com Duarte Novo, presidente da autarquia, são disponibilizados meio milhão de euros em apoios financeiros e não financeiros para as quatro Juntas de Freguesia do Concelho.

A Câmara Municipal de Oliveira do Bairro aprovou o valor de 100 mil euros de apoio a disponibilizar às quatro Juntas de Freguesia do Concelho, durante este ano de 2025, em materiais de construção, excluindo areão, para obras de conservação e manutenção, assim como para a utilização dos seus autocarros.

A quantidade de material a disponibilizar tem em conta a área e o número de habitantes de cada freguesia. Assim, são atribuídos 24 mil euros a Oliveira do Bairro, 30 mil euros a Oiã, 15 mil euros à Palhaça e 31 mil euros à União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa.

Além da cedência de materiais de construção e a utilização de autocarros, o “Regulamento Municipal sobre as Formas de Apoio às Freguesias do Município de Oliveira do Bairro” prevê ainda a produção de material publicitário, cedência de espaços municipais, máquinas e outros equipamentos e o apoio à participação em atividades organizadas pela Câmara Municipal.

Outros dos apoios regulamentados é atribuído no âmbito das atividades de ocupação de tempos livres e ensino não formal, destacando-se o valor de 23 mil euros atribuído à Junta de Freguesia de Oliveira do Bairro, para a sua Universidade Sénior, mais 3.700 euros à União das Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa. A autarquia oliveirense apoia ainda a aquisição de equipamentos e outras iniciativas mais específicas, para além dos valores envolvidos na transferência de competências da Câmara Municipal para as Juntas de Freguesia.

Em termos globais, e de acordo com Duarte Novo, Presidente da autarquia bairradina, a Câmara Municipal de Oliveira do Bairro tem disponibilizado anualmente cerca de meio milhão de euros para as quatro Juntas de Freguesia do concelho. “Os apoios financeiros e não financeiros que a Câmara Municipal atribui às Juntas de Freguesia”, explica o autarca, “assumem uma importante fatia do seu orçamento, criando condições para que possam fazer obra nas suas freguesias e responder aos anseios dos seus fregueses”.

“Desde que assumimos o Executivo da Câmara Municipal, temos dado todo o apoio e financiado diretamente as Juntas para que estas façam o seu trabalho no âmbito das competências que lhes foram delegadas, como por exemplo os trabalhos de limpeza das vias e espaços públicos, sarjetas e sumidouros, a gestão e manutenção dos seus espaços verdes, a reparação e substituição do mobiliário urbano instalado no espaço público, ou a manutenção e limpeza de terrenos do Município, entre outras”, acrescentou Duarte Novo.

“A nossa postura e principal preocupação é sempre a de resolver os problemas das pessoas, seja diretamente ou então através das Juntas de Freguesia, quando se trata de assuntos que são da sua responsabilidade”, afirmou o líder câmara municipal.