Assine já


Mamarrosa // Oliveira do Bairro // Sociedade  

Cantora lírica da Mamarrosa conquista lugar na Universidade de Música de Viena

Apenas duas pessoas foram aprovadas este semestre, sendo uma delas Beatriz Martins, a primeira portuguesa e a mais jovem aluna a frequentar este mestrado.

No seguimento da sua já promissora carreira em Canto Lírico, Beatriz Martins, conterrânea da Mamarrosa, foi aprovada na Universidade de Música e Artes Performativas de Viena, Áustria, uma das melhores e mais competitivas universidades do mundo nesta área. Beatriz Pato Martins é a primeira portuguesa a conseguir entrar e a mais jovem de sempre naquele Mestrado.

Apenas duas pessoas foram aprovadas este semestre, sendo uma delas Beatriz, a mais jovem aluna a frequentar este mestrado. Além disso, será a única portuguesa a frequentar o departamento de canto, sendo a sua entrada neste Mestrado mais uma prova da sua dedicação, trabalho árduo e talento.

Já em 2023, a mamarrosense Beatriz Martins fora notícia no JB, quando foi distinguida com um Prémio Especial do Júri, na edição de 2023 do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, tendo-lhe sido oferecida uma bolsa para um curso de interpretação vocal.

Beatriz Martins começou a estudar canto lírico aos 13 anos: “Foi quando descobri este género de música, mas antes disso a música já estava presente desde que me lembro”, disse ao JB. Frequentou o Conservatório de Música de Aveiro, onde concluiu o 8.º grau em Canto e, no ano passado, concluiu a Licenciatura em Música (especialização em Canto) na Universidade de Aveiro.

Determinação, persistência, foco e disciplina são pontos fortes, que caracterizam esta jovem, para quem a música é tudo. “O meu coração está cheio e tudo em mim pede mais música e mais disto para toda a vida”, frisa Beatriz Martins que, já em 2023, ambicionava continuar os seus estudos no estrangeiro “e agarrar de corpo e alma a carreira para a qual tanto me dedico”, desejo que agora se concretiza.