A Turismo Centro de Portugal (TCP) vai organizar visitas educacionais a comunidades piscatórias localizadas na área da ria de Aveiro para promover e dar a conhecer os produtos locais.
Estas visitas estão previstas no projeto PRORIA, que começou no início de Setembro e vai decorrer ao longo de dois anos, visando o aumento da visibilidade e da notoriedade da marca “ria de Aveiro” e de todos os recursos e produtos turísticos que lhe estão associados.
O projeto, que envolve ainda a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Pescas 2007/2013 – PROMAR e tem um orçamento de cerca de 500 mil euros.
Para estas visitas às comunidades piscatórias serão convidados membros da comunicação social generalista e especializada, agentes de viagens/operadores turísticos, bem como “Associações de vizinhos” de Castela e Leão, em Espanha.
A recolha dos recursos existentes, dos produtos turísticos e dos factores de animação constitui o primeiro passo do processo de desenvolvimento deste projecto, com destaque para a fileira da pesca, para o sal ou para as actividades de animação turística.
Simultaneamente, decorrerá a identificação e cadastro de todos os agentes locais (infraestruturas náuticas, empresas marítimo-turísticas, estabelecimentos de restauração e associações) com o propósito de se fazer a sua geo-referenciação, com o objectivo de disponibilizar a oferta existente.
O projecto prevê ainda uma campanha promocional, onde está incluído um ‘show cooking’ com um cozinheiro português, que irá cozinhar e colocar à prova os produtos do pescado da ria de Aveiro e do mar.
A iniciativa terá lugar em Salamanca e Vallalodid, em Espanha, e será repetida no Porto e em Lisboa.
O desenvolvimento de rotas temáticas com ligação aos recursos endógenos da ria de Aveiro, como as de ‘birdwatching’ e de arquitectura, é outra das acções previstas.