Um fim de tarde dedicado ao conhecimento, à cultura, à enologia e à gastronomia foi o que proporcionou o Rotary Clube de Oliveira do Bairro, no passado sábado, a cerca de uma centena de pessoas que quiseram marcar presença no “Encontro de Saberes e Sabores”. Retomou-se, desta forma, um evento criado em 2013, que uniu cinco clubes rotários – Oliveira do Bairro, Águeda, Aveiro, Curia-Bairrada e Ílhavo e a que entretanto se juntou Albergaria-a-Velha – que pretendem valorizar “Pessoas e Cultura”, com causas rotárias bem definidas.
Este evento teve como beneficiário a APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e contou com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro e do Jornal da Bairrada.
Como cenário, foi escolhido um dos ex-líbris do Município de Oliveira do Bairro, a recuperada fábrica, que é agora propriedade municipal, “Cerâmica Rocha”. Numa atmosfera onde se perpetua o legado das nossas raízes, respirou-se modernidade, ouvindo o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, falar sobre o futuro de um estabelecimento de ensino superior que se destaca na Europa e no mundo, não só pela qualidade do ensino, como também pelos seus programas de investigação e cooperação.


A pintura (exposição de Manuel Silvestre) e a música (com a soprano Beatriz Direito e a pianista Teresa Raminhos) continuaram a alimentar o espírito dos presentes, seguindo-se um apontamento sobre a História da Bairrada Vitivinícola, por Antero Silvano.

Da teoria, passou-se à prática, com uma prova de vinhos bairradinos, de dez produtores do concelho de Oliveira do Bairro, prova esta acompanhada por um momento gastronómico, que contou com a colaboração do Chefe Tiago Mota.
