Depois do sucesso alcançado em 2023/24, o Jornal da Bairrada deu continuidade ao projeto “JB vai à Escola” e, na semana passada, sensibilizou mais jovens para a temática da desinformação e da defesa da imprensa.
O projeto que estamos a realizar este ano esgrime uma iniciativa inovadora, que consagra a utilização das aprendizagens e ações de sensibilização desenvolvidas no ano letivo anterior, conferindo o protagonismo aos alunos do 9.º ano dos agrupamentos escolares de concelhos da Bairrada. Desta vez, estivemos com alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada (Mealhada e Pampilhosa) que, agora, são convocados para um comportamento proativo.



Depois destas palestras – onde ouviram a diretora do Jornal da Bairrada, Oriana Pataco, abordar as temáticas do combate à desinformação, identificação de mensagens falsas “vestidas” de notícias, os desafios da inteligência artificial e a partilha ilegal de páginas e edições de jornais – , numa segunda fase, será lançado um concurso em que os alunos são convidados a escrever sobre os temas apresentados. Os melhores trabalhos de cada Agrupamento de Escolas serão premiados com cheques-presente para os alunos autores e um diploma de mérito.


Durante as iniciativas, os alunos foram também convidados a descarregar a APP do Jornal da Bairrada e foi-lhes explicado como podem aceder, de uma forma fácil e intuitiva, às notícias da região, percebendo as diferenças entre os conteúdos disponibilizados por um órgão de comunicação social e a informação partilhada nas redes sociais e sites, que não têm legitimidade para o efetuar e, por isso, não são credíveis.
Por outro lado, os alunos são sensibilizados para a partilha ilegal de conteúdos e as consequências de daí advêm, bem como para os direitos de autor. Nesse sentido, em cada palestra, foi distribuído um marcador de livros com a identidade da VISAPRESS, entidade sem fins lucrativos, que efetua a gestão coletiva do direito de autor, relativamente a quaisquer obras ou conteúdos jornalísticos publicados em jornais e revistas.
Os alunos do Agrupamento de Escolas da Mealhada mostraram-se interessados na temática da desinformação e da inteligência artificial, percebendo como é fácil, hoje em dia, sermos enganados por mensagens perniciosas, que nada têm a ver com notícias, que, estas sim, apresentam factos e abordam assuntos de uma forma credível e imparcial.
A diretora do Jornal da Bairrada terminou as palestras apelando aos jovens para lerem, nomeadamente jornais e revistas, generalistas ou temáticas, de forma a poderem formar a sua própria opinião e sentido crítico. Alertou ainda para o plano do governo recentemente aprovado, que permite a jovens entre os 15 e os 18 anos, obter uma assinatura digital de um jornal ou revista, oferecida pelo Estado (no valor de 20 euros).