Assine já


Anadia // Sociedade  

Voluntários recolhem em Anadia 1.5 toneladas de resíduos

Ação foi realizada no âmbito da iniciativa “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, promovida pelo Município, em parceria com as Juntas de Freguesias e associações locais.

Cerca de uma tonelada e meia de resíduos foram recolhidos no passado dia 5 de abril por todo o concelho, no âmbito da iniciativa “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, promovida pelo Município, em parceria com as Juntas de Freguesias e associações locais.

A atividade, que contou com a participação de cerca de cinco centenas de voluntários, esteve inicialmente programada para o passado dia 22 de março, integrada na Semana do Ambiente, mas devido ao mau tempo, teve de ser adiada para este dia.

Os resíduos recolhidos pelos voluntários foram os mais diversos e inesperados, desde materiais de construção, “monstros domésticos”, vidro, pneus, papel, entre outros. Sensibilizar a população para a sustentabilidade ambiental foi o principal objetivo da ação de limpeza.

Consciencializar a população

O vereador da Câmara Municipal de Anadia, com o Pelouro do Ambiente, Lino Pintado, faz um balanço “muito positivo” da ação de limpeza, afirmando que a “missão foi cumprida”. Mostrou-se ainda “bastante satisfeito com o número de pessoas envolvidas nesta iniciativa do Anadia + Limpa; Anadia + Verde, que tem vindo a aumentar de ano para ano”.

Lino Pintado sublinhou que o Município pretendeu com esta ação “consciencializar a população sobre a importância da sustentabilidade ambiental”, por outro lado “chamar a atenção para a necessidade de proteger a natureza e de reduzir a pegada ecológica para que possamos ter um concelho mais limpo e sustentável”.

O autarca considera que, depois destas ações, “Anadia ficou mais limpa e mais verde”. Deixa um agradecimento público a todos os que contribuíram, direta e indiretamente, nomeadamente às Juntas de Freguesia e associações do concelho, para “o grande sucesso do evento”.
De recordar ainda que, no âmbito do “Anadia + Limpa, Anadia + Verde”, entre 17 e 21 de março, foram plantadas em todas as freguesias e estabelecimentos de ensino do concelho, mais de 30 árvores e arbustos, de diversas espécies.