A Câmara Municipal de Anadia está a avançar com a beneficiação de várias vias no concelho. As empreitadas em curso têm um prazo de execução curto que não vai além dos três meses e todos os projectos foram elaborados pelos serviços técnicos da autarquia anadiense.
Por isso, a Câmara aconselha os moradores a solicitarem o quanto antes a ligação dos ramais de saneamento nestas zonas intervencionadas, para que essa ligação seja feita antes da conclusão dos trabalhos de repavimentação das vias.
Aos jornalistas, o autarca Litério Marques destacou três intervenções que avançam a bom ritmo. A beneficiação da via compreendida entre Avelãs de Caminho e Aguada de Baixo, no limite com o concelho de Águeda, passando por S.João de Azenha, está em curso, devendo estar concluída dentro de algumas semanas. São aproximadamente quatro quilómetros de piso que será repavimentado, incluindo a empreitada marcação da via, nova sinaléctica vertical, valetas, colocação de colectores, sarjetas e drenagem de águas pluviais. Adjudicada por cerca de 350 mil euros, esta beneficiação contempla ainda a construção de passeios nas zonas urbanas e a substituição de canalização no abastecimento de água.
Também a via que liga Avelãs de Cima a Ferreiros está em obras de beneficiação. A empreitada, quase em fase de conclusão, está igualmente orçada em cerca de 350 mil euros. Numa extensão de quase quatro quilómetros, a via foi repavimentada e marcada, e colocada nova sinaléctica vertical. A empreitada incluiu ainda valetas e passeios nas zonas urbanas ou urbanizáveis, drenagem águas pluviais, colectores e sarjetas.
De referir ainda que, no âmbito da regeneração urbana da Curia, está também a avançar a beneficiação do troço de estada entre a Quinta de Kiwis, em Espairo e o Hotel Sénior, na Curia. A obra, com cerca de dois quilómetros e um custo de cerca de 350 mil euros, prevê construção de passeios, repavimentação da via, pinturas, drenagem de águas pluviais e nova sinaléctica.
Catarina Cerca
Dina disse:
Se me permite a pergunta professor Litério, eu gostaria de saber se a localidade de Avelãs de Cima vai ter o prilégio de ter o terceiro tapete de alcatrão (não vá alguém pensar noutros tapetes), no prazo de dois meses? Uma vez que o saneame…nto ainda não está concluido, e V. Ex.ª só coloca a noticia no jornal, após a colocação do segundo tapete à porta de minha casa, no prazo de um mês. Sei que não devia reclamar, pois este é um privilégio que não assiste a qualquer localidade do concelho de Anadia.
Lamento profundamente que os seus técnicos, não conheçam o concelho, nem os seus reais problemas, porque só assim se explica o porquê se colocar um tapete numa via que nos ultimos dois anos tem em média um fuga de água por dia, …o que não devia ser novidade para a autarquia pois deverá saber que os SMAS de Anadia fazem carreiro para cá, já agora fica a saber que o povo daqui, em jeito de anedota diz que eles antes de irem embora rompem um cano para terem o que fazer no dia seguinte… isto porque as pessoas andam saturadas desta situação, nunca tem água, as canalizações estão frequentemente entupidas, máquinas de lavar avariadas… mas mesmo sabendo sua Ex.ª destes problemas, optou por colocar um tapete novinho em folha, para tapar os inumeros buracos causados por tantos remendos, que passado nem um semana teve de romper novamente, pois a água foi mais forte que o alcatrão e não demorou uma semana a fura-lo e aparecer novamente à superficie… Assim se vai gastando o dinheiro do povo Português….
Tudo isto para não falar de uns canos de saneamento que estão enterrados à quase dez anos sem uso nenhum… pois enteraram os canos, mas ao fim de dez anos ainda não os ligaram a lado nenhum… quando forem necessários deverão ser preciso outros…