A Associação Rota da Bairrada apresentou, na última semana, o Portal da Bairrada, no Espaço Bairrada, na Curia.
O novo portal (www.rotadabairrada.pt) é, segundo o vereador da autarquia anadiense e presidente da Associação Rota da Bairrada, Jorge Sampaio, “um passo importante na vida da Rota da Bairrada e da própria região”, sendo também a melhor forma de responder a algumas vozes críticas que colocam em causa o trabalho desenvolvido pela Rota da Bairrada.
“Apresentamos, hoje, aquela que é a nossa nova linha gráfica e conceito de comunicação para promover a marca Bairrada”, referiu durante a cerimónia onde estiveram presentes vários autarcas e agentes económicos da região. “As oito rolhas coloridas representam os oito municípios e os oito produtos turísticos, divididos em oito temáticas” referiu, dando conta que esta nova imagem vai marcar toda a linha promocional da Bairrada, nos próximos tempos.
“O novo portal Bairrada resulta de um trabalho realizado ao longo de mais de um ano”, disse, dando conta de que se trata de um portal em aberto, em permanente mutação e construção, uma vez que todos os agentes parceiros podem e devem continuar a inserir conteúdos, mas porque também nesta fase experimental “faltam ainda limar algumas arestas e corrigir algumas falhas”, tais como incluir um travel planner, vídeos mas também lançar uma loja da Bairrada online “para colocar todos os nossos produtos: publicações, vinhos, artesanato, termas, hotéis e tudo o que a região tem para oferecer”.
Apesar disso, Jorge Sampaio considerou ser este “o momento certo para fazer a apresentação desta ferramenta promocional, mas igualmente de grande utilidade para quem nos visita”. Dando conta de que o portal vai ser, em breve, traduzido para espanhol e inglês, não deixou de agradecer o contributo dado, nesta fase inicial, pelos oito municípios da região, no fornecimento de informação, fotografias e conteúdos. “Temos já mais de 300 pontos de interesse introduzidos”, disse a propósito do longo caminho que o portal ainda terá pela frente, “dada a vastíssima e riquíssima oferta da região”, concluindo que o site foi concebido para promover a região como um todo.
Cristina Azevedo, da Rota da Bairrada, fez uma explanação do portal percorrendo os cinco menus principais: experiências – o que fazer na Bairrada; a visitar – pontos de interesse; saborear – gastronomia local; ficar – alojamento; roteiros – percursos, mas também as notícias, galeria de fotografias e muita mais informação que o novo portal disponibiliza.
O projeto foi desenvolvido por Marques & Associados. Por isso, na oportunidade, Filipe Marques, da empresa, avançou que a região tem muito para oferecer e um grande potencial, sendo o portal um agregador de informação, transversal a todos os agentes económicos e entidades. “Este é um pontapé de saída para algo mais abrangente”, que tem por finalidade trazer mais turistas à região, fazer com que por cá permaneçam mais dias, prolongando a sua estadia pela região, mas também dinamizando a economia local.
CC