O PSD de Oliveira do Bairro tem um projeto político vencedor para as próximas eleições autárquicas, anunciou, na última sexta-feira, o presidente do PSD local, António Mota.
Durante a tomada de posse, que decorreu em Oiã, no Restaurante D. Rogério, com casa a transbordar, António Mota, acompanhado pelas estruturas do PSD Nacional, deixou claro que conseguiu reunir “um grupo de pessoas que acreditam e que têm um projeto político e autárquico para o concelho”.
António Mota explicou que “vamos dotar o PSD de uma força ainda maior que permita destruir a oposição no concelho”, sublinhando que “a vitória da concelhia é bem visível. Isto é uma vitória pela organização e pelo trabalho”.
Deu ainda a conhecer que o trabalho da criação dos Núcleos de Freguesia está quase concluído e que o objetivo do aumento do número de militantes também foi cumprido. “Há dois anos, quase não havia militantes na concelhia, mas não só conseguimos recuperar os perdidos, como aumentar 30% de novos militantes.” “Há uma nova dinâmica no partido, que vai contribuir para uma vitória ainda mais esmagadora nos próximos processos eleitorais”, avisou António Mota, dando conta de que “esta dinâmica pelo concelho já levou a oposição a desmoronar-se”.
António Mota destacou a importância da concelhia ter dado formação aos autarcas. “O partido não pode ter bons autarcas, quando estes desconhecem a elaboração de projetos e a legislação respeitante. Sentimos que os nossos autarcas, onde as Juntas não eram poder, tinham algumas dificuldades”, acrescentou.
O líder da concelhia sublinhou ainda que “foi feito um trabalho base com a Assembleia Municipal (AM)”, justificando que “a AM é um órgão político, que deve ter o acompanhamento de todos os órgãos políticos do concelho, pelo que não abdicaremos de preparar as reuniões das AM”.
António Mota destacou ainda a importância e o trabalho profícuo da JSD. “Os jovens de hoje não são os jovens do meu tempo que andavam a colar cartazes. São jovens com dedicação e formação, ao contrário de muita gente que quer ser profissional da política”.
Dinamismo. José Matos Rosa, secretário geral do Partido, destacou o dinamismo que o PSD de Oliveira do Bairro conseguiu alcançar, afirmando que “o PSD de Oliveira do Bairro está de parabéns”.
José Matos Rosa deixou bem claro que “a direção, a nível concelhio, cumpriu os objetivos a que se propôs, o que não é muito normal a nível nacional”, dando conta que “o PSD de Oliveira do Bairro tem uma equipa muito jovem, com gente experiente e de variadas profissões”. “É importante este mix de experiências diversas”, frisou o dirigente nacional do PSD, salientando que “Oliveira do Bairro tem pessoas honradas e com coragem”.
União. Arsélio Canas, presidente da Mesa da Assembleia da Concelhia do PSD, também apelou à união, sublinhando a importância do mandato da concelhia, que tem pela sua frente “o processo administrativo e ainda as eleições autárquicas”. “Quanto mais unidos estivermos, mais fácil será ultrapassar as dificuldades, pelo que deveremos remar todos para o mesmo lado.”
Já Luís Ruivo, presidente da Juventude Social Democrata (JSD), deixou claro que “a JSD reconheceu o exemplar trabalho que a Comissão Política fez, nos últimos dois anos”, afirmando que o partido poderá contará com o apoio dos jovens, “para que tenhamos um PSD ainda mais forte”.
Para Manuel Nunes, presidente da Assembleia Municipal, a tomada de posse “é um momento com um significado muito importante para o PSD de Oliveira do Bairro”. “O número de pessoas presentes é muito significativo e isto não acontece por acaso. É o reconhecimento do trabalho, do mérito, que a Comissão Política, liderada pelo António Mota, desempenhou ao longo dos últimos dois anos.” “Um trabalho que resulta na proximidade. António Mota ouviu as pessoas, percebeu as pessoas”, afirmou Manuel Nunes, sublinhando que “a Comissão Política conseguiu reorganizar toda a estrutura e aumentou a militância”.
Relativamente às autárquicas que se realizam em 2013, Manuel Nunes disse esperar “uma vitória para as populações do nosso concelho e, na nossa humilde área, contribuir para o nosso país”, reconhecendo a “importância da Comissão Política eleita”.
O presidente da Câmara, Mário João Oliveira, deixou um apelo à união, deixando claro que “a unanimidade dos esforços não significa a concordância de opiniões”, afirmando que “o PSD está vivo”.
O autarca felicitou ainda António Mota pelo resultado eleitoral obtido, recordando que o PSD, nos dois últimos atos eleitorais, tem vindo a aumentar o número de Juntas de Freguesia lideradas pelo partido.
Finalmente, o presidente da Distrital do PSD, António Topa, salientou que “o PSD está vivo e tem lideranças que permitem a discussão”, salientando que “estamos aqui porque temos um sentido de serviço e de comunidade”. “A política tem que ser feita com uma postura de serviço.”
Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt
Miguel Santiago disse:
1-Pugar públicamente,no jornal,pela fundação do Centro Social da Misericórdia tendo havido reunião na Câmara no dia 25 de Abril de 1980(?) entre mim,o então Presidente Alípio Sol e a Dra.Maria Rosa Rato;
2-Ter pugnado pùblicamente,no jornal,pela construção da estrada do Pingo Doce-Sangalhos à Murta;3-Ter pugnado pela construção das pontes novas de Perrães e de Oiã;4-Ter um Plano de desenvolvimento para o concelho de Oliveira do Bairro que,se tivesse ido àvante há 18 anos,hoje éramos um dos concelhos mais desenvolvidos do Distrito,e não ter sido convidado,até hoje,para um cargo político,é preferível não comentar!!,e,sim,relembrar o que diz o Dr.Medina Carreira :”Uma das causas do actual estado do País são as escolhas partidárias para a administração Pública”.Sou simpatizante Social-Democrata desde 1968 com os Drs.Pinto Leite e Sá Carneiro,e sou militante do PSD e adepto da actual Comissão Política Concelhia,conforme é do conhecimento público.
Miguel Santiago disse:
Se,por acaso,alguém,2 anos depois,ainda duvida que nunca fui fala-barato mas homem de palavra que só promete o que pode cumprir,que atente no que tem sido a minha acção nestes últimos 5 anos em que resido em Aveiro,na vida privada como na pública.Primeiro,como accionista de 2 importantes Grupos económico-financeiros; segundo,na TV e no Diário de Aveiro com ideias eficientes para um projecto para a Av.Dr.Lourenço Peixinho que mereceu o apoio total da Associação Comercial pela dinamização comercial,pela qualidade urbana,pelo baixo preço de execução das obras. E tenho recebido apoio entusiástico,também, da parte de comerciantes e industriais de Oliveira do Bairro que me têm encontrado em locais públicos, nomeadamente: Uma cabeleireira,um conhecido empresário da construção civil,um contabilista e um conhecido empresário cerâmico, além dos cidadãos em geral ( tenho a convicção plêna disso pelos resultados espelhados nas últimas eleições autárquicas). As pessoas, de facto, devem convencer-se,para proveito próprio,de que a inveja não dá de comer a ninguém!Nunca ninguém teve de desenvolver o trabalho que eu desenvolvi até chegar a este ponto! Até 1974,quem demonstrava MERITO era,inevitàvelmente,convidado a exercer um cargo político-administrativo,e,hoje,as escolhas partidárias deixam muito a desejar, por isso é que a situação do País é a que é. Em 2016,no Diário de Aveiro,falarei sobre o Estádio Municipal Mário Duarte…
Miguel Santiago disse:
Seria ingrato da minha parte como Social-Democrata e como Amigo,que,antes do ponto final nestas notas,não desse os merecidos parabéns ao Presidente cessante da Comissão Política Sr.António Mota,pela forma astuta como desempenhou o cargo,e os votos de felicidadesao actual,Dr.Amílcar Pereira.E chamar a atenção dos Militantese Simpatizantes,que,de facto,há estratégias,porém hoje estarei,às 16h,noMuseu de Aveiro,onde dá uma conferência o Dr.Pinto Balsemão,que foi um dos elementos da Ala-Liberal cuja acção audaciosa na então Assembleia Nacional,acompanhei pela leitura do jornal então de maior leitura no Centro-Norte de Portugal,”O Comércio do Porto”,e pelo livro “Discursos do Dr.Sá Carneiro”.SOU SOCIAL DEMOCRATA DESDE 1970.Aos Militantes e Simpatizantes solicito,pois, a melhor compreensão para essas estratégias,até porque SOU UM DOS MAIORES E LEGÍTIMOS SOCIAL-DEMOCRATAS.NESTES 5 ANOS QUE RESIDO EM AVEIRO NUNCA FUI A OLIVEIRA DO BAIRRO,POR RAZÕES ÓBVIAS,MAS QUANDO PASSO DE AUTOMÓVEL,TENHO SIDO RECEBIDO COM MANIFESTAÇÕES DE ENTUSIASMO.OU ENTRO ALGUM DIA EM OLIVEIRA DO BAIRRO PELA PORTA GRANDE,OU FICAREI NESTA CIDADE QUE TÃO HUMANAMENTE ME ACOLHEU,COMO EU NECESSITAVA,E QUE TÃO PRINCIPESCAMENTE ME TRATA,E AQUI REPOUSAREI ETERNAMENTE!um abraço a todos os Militantes e Simpatizantes,e a cada um!
Miguel Santiago disse:
Nada melhor-(como diria Júlio Isidro)-para terminar a escrita e neste Natal,do que fazer-vos partilhar comigo: 1-Dos meus ídolos maiores que são João Paulo II (que fez empolgantes discursos em Portugal em 1980 em favor dos humildes) e Amália Rodrigues (a Júlia Florista),a vendedora de fruta do Mercado da Ribeira,em Alcântara),que em 1951 no ex-Canecão,no Rio de Janeiro,se apresentava ao Mundo,espectacularmente.2- No dia 6 de Agosto de 2010 quando a editora do Desporto da TVI me entrevistou 5 minutos antes do jogo Porto-Benfica tendo,ela própria,ficado surpreendida.Meses depois,quando fui,como outras pessoas,ao Hotel da selecção nacional,cumprimentar o Dr.Gilberto Madail(meu amigo desde os meus 19 anos)e apareci com ele na RTP 6 minutos.Mais tarde,quando,ao sair da missa da igreja de Vera Cruz,um Senhor da casa dos 60 correu tendo-me aberto a porta para eu sair.E,muito domingo destes,indo a pé de Aveiro para o Jumbo,na rotunda do posto de gasolina,um jóvem de 30 anos,de Oiã,me cumprimentou de tal modo que me levou a olhar de frente e continuei a ver o seu entusiasmo,e,na volta,duas meninas de Oliveira do Bairro, de idade inferior a ele,tendo a da direita aberto o vidro e cumprimentado com entusiasmo num gesto de proximidade. Até um dia.Ou até sempre.Bom Natal.
Miguel Santiago disse:
POST SCRIPTUM – Sim,sou gente séria,gente que ganhou a vida a trabalhar de sol a sol,como na agricultura;mais: Gente que passou a vida praticando o bem,como eu, e ajudando pessoas;por isso,não tive tempo para enriquecer;o meu Pai-Avô João Santiago,foi Gerente de sucesso do Cassequel(refinaria açúcar),na Catumbela,Lobito(então 1 das maiores empresas de Angola)mandava matar bois para os empregados(isso teve confirmação verbal Alguém que foi da R.Senhor dos Aflitos);por isso senti sempre 1 profunda ligação a África e à Emigração;também foi João Santiago Fiel de Armazém do antigo Grémio da Lavoura concelhio,durante 40 anos,sendo ainda hoje conhecido no concelho como pessoa muito séria e de rectidão de caráter.Enfim,sou gente que passou a vida a ajudar vizinhos(de futuro alguém vai aparecer p/provar),e famílias do Bairro do Mogo.
Miguel Santiago disse:
POST SCRIPTUM 2- na anterior mensagem,onde se lê mandava matar bois,leia-se:Organizava “farras” para os empregados(negros)e eles tocavam os tradicionais batuques e partilharam,sempre,desta opinião”patrão João é bom,só castiga quando tem razão”. 9 anos decorridos,João Santiago foi recebido na estação da CP de Oliveira do Bairro por uma Banda de Música,1 Homem que,sendo filho de pais pobres mas honrados e trabalhadores,bastou a sua honestidade e inteligência para,na qualidade de Gerente de 1 das 3 maiores empresas de Angola(o Cassequel),se elevar a 1 das principais figuras da então Província Ultramarina de Angola!E recebeu 2 cartas para regressar à Gerência do Cassequel não tendo ido por motivos familiares.Fica à vista que nunca fechou empresas como outros o fizeram,pelo contrário,apoiou a agricultura fortemente aumentando o rendimento dos agricultores e de suas famílias,reformando-se com 78 anos!sendo Fiel de Armazém do então Grémio da Lavoura,sempre movimentou a conta que este tinha no Tesouro Público pelo que foi responsabilizado pelo Escriturário Sr.Manuel Sousa,indo ,diàriamente,à Tesouraria das Finanças depositar dinheiro(ainda no tempo do Tesoureiro Sr.Viegas,do Troviscal);o Sr.Manuel Sousa,popular,só não foi Presidente da Câmara porque,como tal,era visto pelo regime político então vigente com algum retraimento e veio a ser simpatizante do PPD/PSD e influenciou o meu Pai a ser(em minha casa,quando o Dr.Francisco Lumbralles de Sá Carneiro falava na TV era momento de silêncio e emoção).Até Junho de 1974 e nas férias escolares,eu passava muito tempo no então Grémio da Lavoura e,assim,muitas pessoas me conhecem,só assim se compreendem os talvez muitos milhares de vizualizações destas mensagens,só assim se compreendem as muitas e profundas manifestações,à passagem por mim,vindas do interior de automóveis à entrada de Aveiro vindos da estrada para o Troviscal,Bustos,Mamarrosa e Palhaça.Para chegar aqui,provei suficientemente que não sou aprendiz de política e outros,dizendo-se bons gestores,e lutadores por uma efectiva qualidade de vida da população do Concelho e numa época de modernidade e da electrónica,de profundas mudanças económicas,conduziram o Concelho durante quáse década e meia como quem conduz um combóio a carvão!,além dos “abortos”urbanísticos e das promessas megalómanas inconcretizáveis;alguns,até,desconhecedores do que é a política e a economia!Para eu chegar aqui,a minha Família(já falecida e sepultada no cemitério central)teve 1 precioso contributo,quero,nesta Hora,prestar-lhe a minha homenagem, pelos conselhos que me deram,pela educação e a formação que dela recebi,e o Colégio do Infante onde estudei.Sei a responsabilidade que eram para o meu Pai os 5 armazéns do então Grémio à sua responsabilidade(o do milho cuja pesagem é sensível pois depende da humidade,o da farinha,o do arroz,o dos adubos e o das batatas),para que as contas dessem sempre certas como davam;o contabilista era o nosso Amigo Sr.Brandão,histórico do Futebol em Santa Maria da Feira e ainda actualmente na Direcção do Feirense!Eram 30 vagons de batatas que,diàriamente,eram ensacadas,pesadas e carregadas com destino a Lisboa!,na estação da CP de Oliveira do Bairro(ali ao lado).Que um dia se reconheça o valor da minha Família que foi uma das mais prestigiadas do Concelho!Como diz o Povo,vale mais tarde do que nunca.E é pelo Povo que aqui estamos.Pela felicidade do Povo!
Miguel Santiago disse:
POST SCRIPTUM(ultimo)-Rectificando o que neste espaço foi dito,informo que há mais de 1 ano e meio que sou accionista minoritário da Sonae/Indústria,detendo algo menos do que 2 milhões de acções e sou minoritário até porque o maior accionista,Sr.Engenheiro Belmiro de Azevedo,detem mais de 6 milhões de acções.Após a reestruturação a Empresa prevê distribuir dividendos referentes a este ano.
Aproveito para desejar a toda a população do Concelho:Senhoras,Senhores e aos Jóvens,meninas e rapazes,um Feliz e Santo Natal e um Próspero Ano de 2017!