No próximo dia 25, passam 85 anos sobre o falecimento de uma das mais importantes figuras do concelho de Oliveira do Bairro e da Bairrada, o orador sacro de palavra fluente e o poeta que se enamorava pelas coisas do campo. Referimo-nos ao padre Acúrcio Correia da Silva. Foi o fundador, com o escritor António de Cértima, da Giesta, e outros intelectuais da Bairrada, da famosa “Plêiade Bairradina” que se veio a extinguir com o seu desaparecimento.
Levando em conta a efeméride, a Associação dos Naturais de Oliveira do Bairro (ANOB) está a elaborar um programa simples. Para além da celebração de missa, na igreja paroquial de Oliveira do Bairro, em sufrágio de sua alma e assim também fazendo memória, irá ser descerrada uma placa na parede do cemitério, onde será gravada a quadra que o poeta, um dia, num passeio pela vila, deixou escrita na sua parede.
Entretanto, para recordar a obra deste e outros oliveirenses, a ANOB promoverá mais um forum “Freguesia de Oliveira do Bairro, o Passado, O Presente e o Futuro”, abordando, desta feita, o tema: “personalidades da freguesia”. Tudo em dias e horas a acertar.