O autarca de Anadia acusa a Comissão Política de Secção do PSD Anadia, de “chumbar de forma discriminatória, candidatos a militantes”.
Em comunicado à imprensa, Litério Marques chega mesmo a questionar, se tal “não será objecto de um caso de polícia?”.
A questão dos 186 candidatos a militantes do PSD não é nova e já fez correr muita tinta.
Uma “guerra”, que colocou o edil Litério Marques, presidente da Câmara de Anadia (na altura presidente da Comissão Política do PSD Anadia) e José Manuel Ribeiro, então presidente da Assembleia Municipal de Anadia, de costas voltadas. Um conturbado processo de admissão de militantes que acabou por dar origem uma autêntica novela, acabando José Manuel Ribeiro por ganhar a Comissão Política do PSD Anadia, a Litério Marques, em Dezembro de 2008.
Agora, o autarca questiona por que razão dos 186 propostas a militantes, 99 continuem sem nada saber da sua situação.
“Quando questionada, por escrito, por alguns destes militantes sobre a sua situação, o presidente da Comissão Política de Secção resolveu então tirar da gaveta as fichas de militantes e notificar alguns”, diz na missiva enviada aos jornais.
Litério Marques não percebe a razão por que os militantes, aprovados em Junho de 2009, não constam das listagens de militantes de Janeiro de 2010. Por outro lado, quer saber a razão porque a Comissão Política de Secção do PSD Anadia recusou candidatos a militantes “tendo como única justificação a decisão através de voto secreto”.
O autarca questiona ainda como se recusa a admissão de novos militantes num partido sem apresentar quaisquer justificações válidas para tal e se não será grave negar o livre acesso de cidadãos livres ao direito de serem militantes de um partido, sem qualquer razão válida.
“Relembro que algumas destas pessoas reprovadas são presidentes de Junta, pelo PSD, outras fazem parte, há mais de 20 anos, das listas do partido aos vários órgãos autárquicos, pelo PSD, os quais ficam perplexos com estes actos antidemocráticos”, avança.
Ao Jornal da Bairrada José Ribeiro, presidente da Comissão Política do PSD/Anadia diz tratar-se de “um lamentável conjunto de mentiras e contradições que nos choca e indigna. Recusamos discutir a vida interna do partido na praça pública”.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt