A Educação está na ordem do dia da agenda do PSD da Mealhada. Miguel Ferreira, vereador social-democrata no executivo mealhadense, que na última reunião de Câmara abordou a temática, nomeadamente a classificação da Secundária da Mealhada no ranking nacional e a organização das AEC, vai propor, na próxima reunião do executivo, a realização de um Fórum para debater a Educação no município, convidando à intervenção e participação de todos os agentes que participam no processo educativo.
O vereador diz que é o momento para discutir a Educação, até porque são muitas as questões a necessitarem de resposta, nomeadamente se “não estarão neste aumento das dificuldades económicas algumas das razões que conduzem a que o aproveitamento escolar venha a diminuir; se estará o Município a fazer a correcta sinalização dos casos com maiores dificuldades ou se estará a nossa estratégia educacional a centrar-se nos aspectos correctos”
Estas e outras questões, segundo o vereador, precisam de resposta, até porque são inequívocos os “vultuosos investimentos na área da Educação” que o município tem realizado. Investimentos em infra-estruras, meios humanos e pedagógicos que não se estão a traduzir nos resultados pretendidos ou esperados. É que, como afirma, “de acordo com os rankings publicados das escolas do ensino secundário nacionais, a Secundária da Mealhada posiciona-se em 335.º lugar, num total de 485 escolas objecto de avaliação. Ao invés, Secundárias de dois concelhos vizinhos apresentam resultados muito mais positivos.”
Assim sendo, e sabendo que porventura o investimento na Educação é inferior nos concelhos limítrofes, considera necessário averiguar se “a nossa estratégia de investimento nesta área estará a ter algumas falhas”, mas também aferir das situações de carência económica dos agregados familiares e das crianças a necessitar de auxílios económicos.