A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro deteve um traficante português que se encontrava foragido à Justiça brasileira e sobre o qual pendia um mandado de captura internacional, anunciou fonte policial.
Em declarações à agência Lusa, a mesma fonte adiantou que o indivíduo foi capturado na segunda-feira em Aveiro, “onde tinha investimentos”.
O detido, de 59 anos de idade, constava na base de dados da Interpol por sobre ele pender um mandado de captura emanado pelas autoridades brasileiras.
De acordo com a PJ, o indivíduo encontrava-se em fuga daquele país, onde foi condenado a uma pena de prisão de 28 anos pela prática de crimes de “tráfico internacional de drogas, branqueamento e formação de quadrilha”.
O português é considerado pelas autoridades brasileiras como um dos líderes de uma organização criminosa ali desmantelada em 2005, durante a operação “Caravela”.
Na sequência desta operação, as autoridades fizeram a maior apreensão de cocaína naquele país (cerca de 1.700 quilos), que se encontrava dissimulada em carcaças de animais destinadas a exportação.
O detido vai ser presente às autoridades judiciárias para os efeitos legais.