Um desdobrável, uma brochura, e um vídeo (português/inglês) integram o novo material promocional que a Comissão Vitivinícola da Bairrada (CVB) acaba de lançar.
Intitulado “No sentido dos sentidos” esta nova documentação promocional dá a conhecer alguns dos aspectos mais relevantes desta região vitivinícola. A sua longa história, a importância da vitivinicultura, o enoturismo, as castas, os vinhos, são aqui apresentados de uma forma bastante atractiva. Aliás, a fotografia é um dos principais elementos, conferindo grande beleza ao material promocional. De resto, a brochura com 56 páginas apresenta de forma apelativa 26 agentes ligados ao sector, desde caves a produtores-engarrafadores.
A documentação resulta de um projecto, de uma parceria entre a Beira Interior e a Comissão Vitivinícola da Bairrada apoiada pelo Instituto da Vinha e do Vinho (IVV) para a elaboração de material promocional destinado ao mercado interno, no valor total de 40 mil euros (repartidos pelas duas regiões).
O projecto, segundo João Casaleiro, surge de um financiamento conseguido através de contrapartidas provenientes das verbas que a CVB envia regularmente para o IVV.
Na apresentação da documentação, que teve lugar na última terça-feira, no Museu do Vinho Bairrada, João Casaleiro destacou a importância de dar a conhecer novos materiais, agora elaborados sobre a região da Bairrada, sobretudo o pequeno vídeo de quatro minutos que faz o retrato desta região vinhateira.
Documentos que, segundo este responsável, estarão igualmente disponíveis no portal da CVB que é “uma janela” do sector e da região, promovendo e divulgando os produtos e associados da CVB, assim como é um instrumento activo de dinamização e promoção da região.
Por outro lado, reconhece que o material era uma necessidade até porque o existente estava desactualizado: “foi uma forma de refrescar o que existia”.
Contudo, o presidente da CVB não deixaria de apontar o dedo aos agentes ligados ao sector vitivinícola na região, pela fraca participação neste novo material promocional.
“Foram contactados ao longo de meses todos os agentes económicos, mas poucos foram aqueles que responderam.”
Na sequência da intervenção de João Casaleiro, também Pedro Dias, director do Museu do Vinho da Bairrada, falou da necessidade da região se “impor”, fazendo um esforço maior no sentido de ver as verbas correspondentes à região (entregues no IVV) serem utilizadas na própria região e em seu benefício, nomeadamente em acções que ajudem a promover, divulgar e dinamizar a Bairrada. Pedro Dias defendeu também que a aposta deve ir ao encontro do desenvolvimento e dinamização de novas estratégias e formas de comunicar com os consumidores e turistas.
A nova documentação pode ser encontrada na sede da CVB, na Rota da Bairrada, no Museu do Vinho da Bairrada e no portal da CVB.
Catarina Cerca
catarina@jb.pt