Beatriz Pinhal Marques, de 7 anos, natural de Cacia/Aveiro, voltou, este ano, a vencer, no escalão A, o concurso de Vestidos de Chita de Anadia. No escalão B, a vitória sorriu a Inês Moreira Santiago, de 16 anos, natural de Couvelha, mas a residir em Espanha com os seus pais. As duas jovens foram as grandes vencedoras da 20.ª edição do concurso Vestidos de Chita, que levou ao Pavilhão dos Desportos de Anadia mais de 300 pessoas.
Numa noite de alegria e cor, o numeroso público ficou rendido à beleza dos vestidos apresentados a concurso: 15 no escalão A e 11 no B.
À semelhança de anteriores edições, o concurso teve lugar na noite de sábado e premiou ainda como Miss Fotogenia, no escalão A, Francisca Portas Carvalho, de 8 anos, residente na Mealhada e no escalão B, Beatriz Ferreira Rebelo, de 13 anos, residente em Vila Nova de Monsarros que, refira-se, vence há três edições nesta categoria.
O prémio costureira foi atribuído a Benilde da Conceição Alves Duarte.
Na passerelle, cuidadosamente decorada pelo Grupo Baluarte, de Amoreira da Gândara (este ano responsável pela preparação do concurso), desfilaram bonitos e originais vestidos de chita. A passerelle, subordinada ao teatro (área de actuação do Baluarte), deu uma magia diferente a esta noite em foi proporcionado um belo desfile, com grande emoção.
Na hora do veredicto, o júri, composto por Rosa Maria Tomás Conceição, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Anadia, Manuela Robalo, da Boutique Nely, em representação dos comerciantes do concelho, Catarina Lúcia Galante Vasques, representante das ex-concorrentes ao concurso, Pedro Silva, estilista e Marieta Barbas, modista, premiaram ainda no escalão A, em segundo lugar, Mariana Miranda Rebelo, de Esgueira, de 10 anos, enquanto que Gabriela Vieira Duarte, de Anadia, de 6 anos, foi terceira.
No escalão B, Ana Gabriela Nogueira Silva Castanheira, de Ancas, de 18 anos foi segunda e Andreia de Jesus Santos, de S. Lourenço do Bairro, com 22 anos, obteve o terceiro lugar.
Nesta noite de grande beleza e cor, foi evidente a aposta das concorrentes na qualidade, na inovação e na apresentação de muitos pormenores, tornando os vestidos verdadeiras peças de arte.
No final, já perto da 1 hora da madrugada, houve tempo para um pequeno lanche partilhado entre as várias candidatas e apoiantes.