Chamam-se b – AND e a partir do dia 1 de outubro já estarão a circular pelas ruas de Anadia.
A apresentação do projeto “1 – AND 20 – 14 mobilidade em bicicleta no município de Anadia” teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Anadia, na última quinta-feira, dia 18.
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, foram dadas a conhecer as bicicletas públicas gratuitas e as estações/parqueamentos que, a partir do próximo dia 1 de outubro, vão estar à disposição da população, ainda que de uma forma experimental.
O projeto foi dado a conhecer à comunicação social numa tarde em que a chuva estragou parte da apresentação planeada pela autarquia, que se previa com uma outra dinâmica e animação na Praça da Juventude.
Na ocasião, o vice-presidente da autarquia anadiense, Jorge Sampaio, avançou tratar-se de “um projeto estruturante para o futuro do município”, deixando também a nota de que o nascimento do projeto AND [que recupera as antigas matrículas utilizadas nas bicicletas do município] e da bicicleta b-AND surge no seio de um plano mais abrangente e ambicioso, que pretende ligar através de uma ciclovia a estância termal da Curia ao centro de Anadia e ao Velódromo Nacional, em Sangalhos. Em fase final, o projeto da ciclovia deverá ainda ser alvo de uma candidatura a fundos comunitários, ainda que Jorge Sampaio acredite que será para realizar a “curto-médio prazo”.
Num concelho marcadamente ligado ao fabrico de bicicletas, a autarquia decidiu, neste caso, estabelecer uma parceria com a Esmaltina, empresa de fabrico e comercialização de bicicletas localizada em Sangalhos, desde a década de 70 e que agora que ajudou a dar vida à b-AND.
“É uma empresa de referência no fabrico de bicicletas e deu uma resposta imediata e positiva à proposta apresentada”, sublinhou o vereador Jorge Sampaio, realçando já não ser a primeira vez que a empresa se torna parceira da Câmara, tendo inclusive apoiado financeiramente parte das bicicletas.
Instalação gradual. A sua instalação no município será gradual, até porque, para além de se pretender criar um hábito nos munícipes – andar mais de bicicletas -, é preciso aferir a recetividade da população à ideia. Por isso, nesta primeira fase, serão 50 as bicicletas – numeradas e identificadas – e cinco as estações (Velódromo, Rota da Bairrada, Praça da Juventude, Curia Tecnoparque e Piscinas Municipais), locais onde existem funcionários para realizar o respetivo controle e onde podem ser levantadas (check-out) ou entregues (check-in). Por isso, está em fase de conclusão pela autarquia uma plataforma informática de controlo das bicicletas, por forma a saber onde estão, quem as levantou e onde foram entregues.
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Catarina Cerca