Nelson Oliveira cotou-se como o melhor português de sempre nas provas de contrarrelógio de elite dos Campeonatos do Mundo de Estrada, superando o seu 15.º lugar alcançado no ano passado e que figurava como o melhor resultado luso da história. O ciclista de Vilarinho do Bairro – Anadia foi o sétimo classificado na prova de 47,1 quilómetros que se realizou em Ponferrada (Espanha) e que terminou com vitória do britânico Bradley Wiggins.
O excelente desempenho do corredor bairradino permitiu-lhe a honra de se sentar na principal cadeira do pódio durante mais de uma hora.
Nelson Oliveira cumpriu a prova em 57m47s, mais 1m21s do que o tempo canhão de 56m25s, estabelecido por Bradley Wiggins. O alemão Tony Martin, que foi o vencedor das três edições anteriores, teve de contentar-se com a medalha de prata, a 26 segundos da camisola arco-íris. O holandês Tom Dumoulin fechou o pódio, a 40 segundos.
Também Tiago Machado, que foi 11.º classificado, ficou apenas a 8 segundos de entrar no top 10, gastando mais 1m52s do que o vencedor. Este desempenho valeu-lhe tornar-se o segundo melhor luso de sempre em mundiais de contrarrelógio, apenas batido pelo resultado atingido por Nelson Oliveira, atual campeão nacional de fundo e de contrarrelógio.
“O percurso, com as duas subidas perto do final, era melhor para mim do que o do ano passado. Era necessário gerir as forças para essa fase decisiva da corrida”, considerou Nelson Oliveira. O corredor bairradino tem, todavia, o pensamento no futuro: “Ainda tenho margem de progressão. Vou continuar a trabalhar para, um dia, chegar ao pódio”.
O selecionador nacional, José Poeira, concorda que Nelson Oliveira tem condições para discutir as medalhas das grandes competições internacionais por seleções. “Ele tem vindo a fazer um percurso evolutivo coerente. Começou por bater-se pelas medalhas em Sub-23. Em elite foi 17.º, 15.º e agora sétimo. Sempre disse que o Rui Costa poderia estar no pódio de um mundial aos 27 anos. Prevejo que o mesmo aconteça com o Nelson Oliveira, embora na disciplina de contrarrelógio”.
Entretanto na prova de fundo, Nelson Oliveira foi 67.º classificado. Ivo Oliveira, que representou também a seleção de Portugal e corredor do Clube Ciclismo da Bairrada, conseguiu o 30.º tempo na prova de contrarrelógio para juniores.