Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

Misericórdia promove Festival do Feijão

É já nos dias 9 e 10 de Outubro que a Santa Casa da Misericórdia de Oliveira do Bairro promove o Festival do Feijão, mais uma iniciativa com vista a angariar fundos para a Unidade de Cuidados Continuados.

Desta vez, a Misericórdia conta com um parceiro fundamental, a Associação Vale da Vasca – Grupo de Cantares e Tradições da Lavandeira, de quem, aliás, partiu a ideia deste Festival.

O presidente da associação, Ivo Neves, salienta que a motivação se prende unicamente com “a solidariedade para com a Santa Casa” e com “a vontade de incentivar o povo da Lavandeira a contribuir para este projecto”.
Assim, está já a ser organizada uma venda de bilhetes porta-a-porta neste lugar, para que as pessoas participem neste Festival.

Repto aos restaurantes. Jantar a partir das 18h de sábado e almoço no domingo, cujo ingrediente principal é o feijão, é o que se espera nesse fim-de-semana de 9 e 10 de Outubro. No recinto da Santa Casa da Misericórdia – no exterior ou dentro de portas, conforme ditar o S. Pedro – as mesas estarão montadas “para receber um número ainda maior de pessoas do que as 400 que estiveram presentes no Festival do Arroz, em Maio último”, acredita o Provedor da Misericórdia de Oliveira do Bairro, José Carlos Soares. “Pensamos que a altura é até melhor, porque não há festas e, no caso de se realizar num espaço fechado, é inclusive mais acolhedor”

Por 7,50 euros/pessoa, poderá degustar vários pratos confeccionados com feijão, em que os principais serão a Feijoada de Sames de Bacalhau, Tripas à Moda do Porto, Feijoada de Marisco, Feijoada à Transmontana e Sopa de Feijão à Antiga. José Carlos Soares aproveita para lançar um repto aos restaurantes da região, “para que contribuam com géneros ou com a refeição já preparada”, à semelhança do que aconteceu no Festival do Arroz.

Para já, a animação por parte do grupo de Vale da Vasca está garantida, mas poderá haver outras surpresas.