Assinar


Anadia // Bairrada // Oliveira do Bairro  

Novos corpos diretivos da ACIB amadrinhados por Manuela Ferreira Leite

Emília Abrantes foi reconduzida como presidente da Associação Comercial e Industrial da Bairrada (ACIB) para o próximo triénio. Os novos corpos sociais tomaram posse na penúltima terça-feira, no Espaço Inovação, em Vila Verde, numa cerimónia que contou com a presença de Manuela Ferreira Leite.

A antiga ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, antes da tomada de posse, falou sobre o tema PME’s 2012: a importância do relançamento da economia, deixando claro as dificuldades que as empresas atualmente atravessam, devido à “velocidade com que está a ser feita a consolidação das contas públicas”.
A ex-ministra social-democrata Manuela Ferreira Leite defendeu que “a consolidação das contas públicas devia ser feita de uma forma mais lenta, mais pausada, para não se matar o doente com o tratamento”.

“Há apenas uma saída para o país: um tratamento mais lento, mais pausado, para não matarmos o doente com o tratamento, em vez de o deixarmos morrer pela doença”, disse Manuela Ferreira Leite, depois de afirmar que é impossível promover o crescimento económico ao mesmo tempo que se consolidam as contas públicas. “O ajustamento não deve ser feito num espaço tão curto. É a mesma coisa se me dissessem que tenho de emagrecer 20 quilos numa semana. Ora, estaria morta.”

Novos paradigmas. Emília Abrantes começou por defender que “o derrotismo, pessimismo, negatividade e tantos outros sinónimos não podem continuar a fazer parte do nosso quotidiano”, uma vez que “temos novos paradigmas e existe uma mudança de atitude, e novos ventos sopram, novas marés, neste mundo global e em constante mudança. É pois urgente mudar”.
Recordou que “existem muitos líderes empresariais que constituem verdadeiras referências e que nem sempre encontram de imediato as respostas”, pelo que “é necessário percorrer um caminho que exige partilha e reflexão pessoal e em grupo”, sublinhando ainda a importância do associativismo na defesa de interesses comuns em que é mais fácil de chegar às instituições intermédias e superiores no interesse de todos os cidadãos”.

“Todo este equilíbrio que gere hoje os nossos recursos humanos, orientados para a sua realização pessoal e familiar e o papel preponderante da mulher cada vez mais presente em lugares de chefia e de responsabilidade lança o grande desafio da ética de valores e responsabilidade no seio da organização.”

Transparência. Mário João Oliveira, presidente da Câmara Municipal e Oliveira do Bairro e Litério Marques, presidente da Câmara Municipal de Anadia, defenderam a prática de uma boa gestão empresarial e autárquica, dando como exemplo o bom momento económico que ambas as câmaras atravessam.

Litério Marques deu a conhecer que, na sua autarquia, todos os contratos são negociados até ao último cêntimo e que as faturas são pagas a pronto. “A gestão tem que ser feita com transparência e honestidade e não como muitos dos meus colegas que levaram as suas câmaras à falência”.

Já o autarca de Oliveira do Bairro defendeu uma redução da Taxa Social Única como forma de ajudar as empresas a serem mais fortes e competitivas.
Mário João Oliveira afirmou ainda que “a ACIB pode contar sempre com o apoio da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro”.
Já Miguel Roque, presidente da Assembleia Geral da ACIB, dirigindo-se aos autarcas presentes, destacaria que “um dos fatores que mais contribui para fixar as pessoas às regiões é a capacidade empregadora dessas mesmas regiões, logo a sua pujança empresarial.”

“E hoje, atendendo à volatilidade dos mercados e às condições de grande agressividade, em que as empresas operam, facilmente estas poderão entrar em insolvência e, consequentemente, contribuir para o aumento do desemprego e contribuir para a fuga das pessoas. E regiões sem pessoas, é território que caminhará tendencialmente para a autodegradação.”

Destacou ainda o papel da ACIB, de grande importância, hoje mais do que nunca, no apoio às PME`s, as quais, em números redondos, representam 99% do tecido empresarial e geram mais de 70% do emprego”.

Pedro Fontes da Costa
pedro@jb.pt