Assinar


Bairrada // Oliveira do Bairro  

VIVA, Festa da Criança e FIACOBA com datas acordadas com as associações

O executivo municipal de Oliveira do Bairro anunciou, no passado dia 15 de janeiro, as datas e os contornos de três dos principais eventos que marcam a agenda anual do município: VIVA as Associações, Festa da Criança e FIACOBA e Feira do Cavalo da Bairrada.
O VIVA as Associações abre portas a 28 de maio a encerra a 1 de junho, acolhendo, no último fim de semana, no mesmo espaço, a Festa da Criança, cujo último dia (domingo) coincide com o Dia Mundial da Criança.
A 28.ª edição da Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada e a 7.ª Feira do Cavalo da Bairrada vai decorrer de 11 a 20 de julho. Os três eventos vão ter como “palco”, como vem sendo hábito, o Espaço Inovação, na zona industrial de Vila Verde.
Para este que foi o primeiro encontro de preparação destes eventos, foram convocadas todas as associações e instituições do concelho.
O executivo esteve representado pelo presidente da Câmara Municipal, Mário João Oliveira, e pelos vereadores António Mota e Elsa Pires.
A intenção do executivo com este encontro foi a de alinhar e validar as estratégias destes três eventos, começando a trabalhar, com a maior antecedência possível, em parceria com todos os que demonstrarem vontade de participar nestes projetos, para que os mesmos possam potenciar a notoriedade do concelho e sirvam os interesses de todos os envolvidos.

VIVA. O VIVA as Associações, que este ano vai para a sua 9.ª edição, teve o mérito de conseguir criar algo de inédito no concelho e nas redondezas, reunindo todas as associações num encontro anual que serve de montra ao seu trabalho, mas também de momento de confraternização e partilha de experiências, para além de ser uma excelente forma de angariação de receitas para grande parte das associações, através das tradicionais tasquinhas.
Sobre o VIVA, o presidente da Câmara Municipal sublinhou a necessidade das associações repensarem a sua participação. “Para que esta feira seja efetivamente uma festa das associações e um momento privilegiado para se darem a conhecer, a participação das associações e das instituições tem de ser mais dinâmica. Só assim sairemos todos a ganhar com este evento.”

FIACOBA. Relativamente à 28.ª edição da Feira Industrial, Agrícola e Comercial da Bairrada e 7.ª Feira do Cavalo da Bairrada, o vereador António Mota referiu que o objetivo é “evoluir, conquistando definitivamente o interesse do tecido industrial, agrícola e comercial, a nível local e regional, apostando cada vez mais nas especificidades desta feira, com especial enfoque na gastronomia e nos vinhos, através dos produtores regionais, ancorados num cartaz fortemente apelativo que agrade a vários públicos e tirando ainda mais partido do Espaço Inovação”.
Deste encontro, em que as associações e as instituições ficaram de responder ao executivo relativamente à sua participação nas edições de 2014, ficou o compromisso de apresentação pública dos respetivos eventos, até ao final de março, para que todo o trabalho posterior possa ser essencialmente de comunicação.